O Grupo LATAM Airlines inaugurou hoje um simulador de última geração para a capacitação da equipe de manutenção de sua frota Boeing 787 no centro de treinamento LATAM TTL (Technical Training LATAM), localizado em sua Base de Manutenção em Santiago do Chile. O Boeing 787 é um dos aviões mais modernos do setor, e a companhia já possui 18 exemplares dessa frota (10 aeronaves 787-8 e 8 de sua última versão, 787-9), sendo a companhia aérea da América Latina com a maior quantidade de aeronaves desse tipo.
Este simulador é o primeiro do tipo no Chile, e foi desenvolvido juntamente com a Boeing e a Aerosim Technologies, empresa líder em tecnologias e soluções para treinamento em aviação comercial, com o intuito de reproduzir o funcionamento da aeronave e representar os diferentes cenários reais em um ambiente controlado e seguro, permitindo que os técnicos aprendam sem colocar o avião e sua segurança pessoal em risco. O projeto do simulador incorpora informações reais da aeronave para análise de falhas, treinamento em processos, identificação de peças e exercícios de resolução de problemas, entre outras tarefas.
“O Grupo LATAM Airlines investe constantemente em tecnologia de última geração para otimizar suas operações e o serviço oferecido aos passageiros. Graças a essa implementação, conseguiremos treinar mais técnicos, em menos tempo e a um custo menor, permitindo também que os exemplos usados nos cursos sejam adaptadas à nossa realidade. Entre 2016 e 2019, esperamos capacitar mais de 500 técnicos da região”, destacou Sebastián Acuto, VP Sênior de Manutenção do Grupo LATAM Airlines.
Sobre o Simulador
O simulador está instalado em uma sala especialmente equipada para o treinamento de 16 técnicos (8 estações de treinamento), que poderão praticar diferentes cenários ao mesmo tempo. Além disso, conta com uma estação para o instrutor com três projetores paralelos, nos quais se personalizam as diferentes visões da simulação (instrumentos, parte externa da aeronave, esquemas, etc.).
É possível simular os defeitos mais comuns, permitindo que os técnicos acompanhem o processo de resolução de falhas recomendado pelo fabricante (resolução de problemas, ou troubleshooting) sem colocar em risco a aeronave e aprendendo como se estivessem trabalhando no mesmo avião.
Cada estação destinada ao aluno terá também um “Maintenance Laptop”, que simula o Laptop que os técnicos utilizam para realizar as tarefas de manutenção da frota Boeing 787.
Sobre o Technical Training LATAM
O Technical Training LATAM é um centro de treinamento para técnicos e engenheiros do Grupo LATAM, localizado na Base de Manutenção da LAN no Chile. Nele, mais de 340 cursos são ministrados anualmente (aproximadamente 2.000 dias em 2015 apenas com instrutores do TTL) e mais de 2.000 técnicos são treinados a cada ano (cada técnico pode participar de um ou mais cursos por ano em diferentes assuntos).
O TTL conta com salas de treinamento equipadas com computadores, tablets, material de ensino a distância e simuladores de treinamento, que permitem uma capacitação interativa, que une conceitos teóricos a exercícios práticos em um ambiente controlado sem colocar em risco a segurança das aeronaves e dos técnicos.