O Grupo Lufthansa e o Ministério da Economia das Finanças da Itália confirmaram nesta quinta-feira (25) o acordo de compra de 41% de participação da ITA Airways pelo valor de 325 milhões de euros, tendo a possibilidade de adquirir o restante posteriormente. O acordo ainda será submetido ao Tribunal de Contas da Itália e à Direção-Geral de Concorrência da União Europeia.
Carsten Spohr, Chief Executive Officer da Lufthansa afirmou que essa é uma boa notícia para o mercado Italiano. “O acordo de hoje é uma ótima notícia para o mercado Italiano, porque deixará a ITA Airways mais forte. Por ser uma empresa jovem, uma frota moderna e com seu hub estratégico em Roma, a companhia se encaixa perfeitamente nos planos da Lufthansa. A ITA poderá se tornar uma companhia aérea sustentável e lucrativa, conectando a Itália com a Europa e o mundo“.
A operação
A finalização do acordo deverá ser concluída em breve, com a autorização das autoridades competentes, sendo elas o Tribunal de Contas da Itália e à Direção-Geral de Concorrência da União Europeia. Com o fechamento dessa operação, está previsto que a ITA e a Lufthansa iniciem em breve a cooperação em nível comercial e operacional.
Por fazer parte do Grupo Lufthansa, a ITA continuará sendo uma companhia autônoma e com a sua própria administração em linha com as estratégias do grupo. A companhia se beneficiará da sinergia do grupo, tendo acesso à rede de parceiros, gerenciamento de receita e uso dos demais canais globais de venda, tornando-se a quinta empresa operadora do grupo, que hoje conta com: Austrian Airlines, Eurowings, Germanwings e Swiss Airlines.
Mudança de aliança
Apesar do anúncio da compra quase 50% da ITA Airways pelo Grupo Lufthansa, até o momento nada foi informado sobre uma possível troca de aliança por parte da companhia aérea italiana.
Vale lembrar que a Lufthansa e a SWISS, companhia aérea pertencente ao Grupo, fazem parte da Star Alliance, enquanto a ITA pertence a SkyTeam.
ITA Airways
A ITA Airways foi fundada durante a pandemia do Covid-19, em novembro de 2020, com o seu hub localizado em Roma e Milão. Hoje a companhia conta com uma frota moderna de de 66 aeronaves Airbus e está previsto para até o final de 2025 contar com 105 aeronaves.
Atualmente, a ITA conta com aproximadamente 4.000 funcionários, movimentando aproximadamente 10 milhões de passageiros por ano. A companhia está operando para 64 destinos, sendo eles 21 rotas domésticas e 33 internacionais, inclusive tendo uma operação diária para São Paulo e em breve para o Rio de Janeiro.
O que você achou da novidade? Acha que essa mudança mudará os serviços da ITA?