A Lufthansa recebeu em Frankfurt seu primeiro A321neo. Com a aeronave, o grupo está introduzindo novos assentos para voos de curta e média distância – que estarão disponíveis na própria Lufthansa, além das outras duas companhias administradas pelo grupo: SWISS e Austrian Airlines.
A empresa disse estar convencida que os novos assentos produzidos pela italiana Geven junto ao ambiente moderno da cabine, irá melhorar ainda mais o conforto dos passageiros. As três companhias do grupo voarão pela primeira vez com uma cabine harmonizada, com elementos de design claramente reconhecíveis entre elas. Isso se aplica a toda a família de A320’s que serão entregues as companhias a partir de agora.
O A321neo foi configurado de uma forma que a aeronave possa transitar facilmente entre as companhias do grupo. Isso permitirá que a Lufthansa reaja de forma rápida e flexível as demandas do mercado, movendo com facilidade a aeronave para outra companhia aérea ou hub. O custo para eventuais ajustes será reduzido e essa padronização levará a novas sinergias na compra de futuras aeronaves.
Pela primeira vez na história entradas USB estarão disponíveis em todos os assentos em voos de curta distância. Além disso, um suporte para tablets foi adicionado. Embora a companhia não tenha divulgado mais que uma foto, conseguimos algumas no site da Geven.
Hoje, o padrão de reclinação de assentos da classe econômica da Lufthansa é de 12º graus. Com os novos esse número foi ampliado para 20º graus “constantes”, o que significa que a reclinação é a mesma durante todas as fases do voo (incluindo decolagem, pouso e taxiamento). Não será mais possível reclinar os assentos. Já na classe executiva (que tem a mesma disposição da classe econômica, vale notar) será possível ajustar para uma reclinação de 26º graus.
Embora muitas novidades sejam bem-vindas (como a adição de portas USB), é difícil inovar em outros aspectos em um layout 3-3 de um narrowbody.
O que você achou dos novos assentos do grupo?