O Aeroporto de Guarulhos reforçou a cobrança do uso de sacos plásticos do tipo “zip lock” para armazenar produtos líquidos de até 100 mL na bagagem de mão em viagens internacionais. Como resultado, os passageiros têm enfrentado longas filas para passar no raio-X em Guarulhos. Saiba mais!
Entenda o caso
O Art. 4º da Seção II da Resolução 515 de 2019 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estabelece que produtos líquidos, incluindo géis, pastas e cremes de até 100 mL transportados na bagagem de mão, devem estar acondicionados em sacos plásticos do tipo “zip lock” nas viagens internacionais. No entanto, essa regra não vinha sendo aplicada de forma tão rigorosa no Aeroporto de Guarulhos.
Nos últimos dias, passageiros passaram a relatar que, ao passar pelo raio-X, a exigência do uso dos “zip locks” estava sendo reforçada. Ontem (22), inclusive, um integrante da própria equipe do PP, ao embarcar no aeroporto, se deparou com longas filas para passar pela segurança (raio-X), mesmo no Fast Pass da Visa. Isso ocorreu como resultado do aumento da rigidez na checagem da bagagem de mão.
Nota do Aeroporto de Guarulhos
Em contato com a assessoria do Aeroporto de Guarulhos, recebemos uma nota confirmando a aplicação rigorosa do Art. 4º da Seção II da Resolução 515 de 2019. Confira:
“A GRU Airport informa que, em relação às regras aplicáveis à inspeção de segurança da aviação civil, o Aeroporto Internacional de São Paulo cumpre rigorosamente as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O procedimento segue integralmente a Resolução nº 515 especificamente a Seção II, que disciplina o transporte de líquidos em áreas de embarque internacional. Entre os principais pontos, destacam-se:
I – todos os líquidos devem estar em frascos com capacidade de até 100 ml;
II – frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios;
III – os frascos devem estar acondicionados em embalagem plástica transparente, vedável, de até 1 litro, com folga em seu interior;
IV – cada passageiro pode portar apenas uma embalagem plástica, que deve ser apresentada na inspeção de embarque.
§1º – Não há restrição quanto ao transporte de frascos vazios.”
Comentário
Caso você esteja embarcando em um voo internacional no Aeroporto de Guarulhos, não se esqueça de armazenar seus produtos líquidos, além de géis e cremes, em sacos do tipo “zip lock”. Além disso, chegue com antecedência, pois, devido a checagem rigorosa das bagagens de mão no raio-X, as filas estão mais demoradas.