No meu segundo dia em Hamburgo participei o Hamburg Airport Days que é um evento que ocorre a cada 4 anos onde a população tem a oportunidade de conhecer aeronaves antigas e novas durante 2 dias de show.
Há diversos tipos de aviões – comerciais, de guerra, de carga, etc. Vamos dar uma olhada!
O famoso E-3A Component que é um B707 totalmente reconfigurado e atua como avião de vigilância de guerra usando um enorme radar na fuselagem.
Olha este avião de 1956 – o melhor – ele ainda voa!
Quem se lembra do Super Constellation? Foi muito famoso aqui no Brasil operado pela Varig. Conforme falei todos estes aviões estão ainda em perfeitas condições e voando.
Conhecendo o Beluga Airbus
Gentilmente a Airbus me convidou para conhecer o interior do Beluga e poder fazer umas fotos pra vocês.
O avião que é um dos maiores de carga do mundo serve única e exclusivamente para transportar partes de outros aviões da fabricante. Ao total são 5 unidades e todas foram construídas na carcaça de um A300.
Aqui a demonstração da abertura do compartimento de carga.
O embarque é feito por esta escada bem na barriga do avião.
Nenhum compartimento do avião é pressurizado com exceção da cabine, ou seja, qualquer pessoa que viaje ali ou no compartimento de carga morreria congelado e sem oxigênio.
Cockpit do Airbus Beluga.
Depois subi pro compartimento de carga e confesso que fiquei impressionado.
O “bichinho” é ENORME! Somente estando lá dentro para se ter uma dimensão.
A carga exposta era a fuselagem traseira de um A320 junto com o leme na lateral.
Um avião dentro de outro avião – dá para acreditar?!
Como é voar no Junker-52
Mas a cereja do bolo ainda estava por vir! Meu vôo exclusivo no Junker-52 da Lufthansa, que foi o primeiro avião de metal construído no mundo de 1936 que serviu na Segunda Guerra Mundial e ainda continua apto à operar.
O bacana é que embarquei como se realmente fosse pegar um vôo comercial – a diferença era que a origem e destino era Hamburgo – conforme no sinal da tela e do ônibus.
Taí um boarding pass que vou guardar pra vida toda! 😉
O avião é um tri-motor – sendo 2 nas asas e um no bariz.
Chegando a tripulação se apresentou – 2 pilotos + 1 engenheiro de vôo + uma aeromoça. Esta terceira pessoa sem berimbela na camisa era somente um funcionário acompanhando.
Hora de embarcar!
Já imaginaram minha emoção!?
O layout é 1-1 e o avião comporta 12 pessoas.
Olha o overhead bin!
É impressionante o estado de conservação do avião – as poltrona, cortinas e acabamento estão novíssimos. Muito melhor que muito avião novo por aí.
Detalhes….
Folheto de segurança do Ju 52.
A aeromoça passou uma rápida instrução de segurança antes da decolagem. Não tem microfone então o jeito é falar tudo com voz alta, rs.
Cockpit – olha o manete de madeira, rs. Lá ficam os 2 pilotos e em um terceiro assento logo atrás o engenheiro de vôo.
Filmei toda minha decolagem, vejam o vídeo! Emoção pura!
Decolagem autorizada! Inexplicável a sensação de voar em um avião da Lufthansa de 1936! – with Lufthansa Technik, Hamburg Aviation. #LHTAvDays #AirportDays2015 #Ju5
Posted by Passageiro de Primeira on Saturday, August 22, 2015
O vôo durou em torno de 25 minutos e foi uma maravilha. Para quem senta na primeira fileira você consegue inclusive abrir a janela pra entrar no ar já que o avião não tem sistema de refrigeração.
Eu achei que o avião seria super barulhento mas me enganei. Ele é tranquilo!
Sobrevoando os canais de Hamburgo.
Enfim, pousamos e aproveitei para fazer mais fotos do D-AQUI – ou como é chamado por eles – “Tia Ju”.
Não é uma maravilha?!
Vejam que o piloto acessar o cockpit pela asa do avião.
Após nosso vôo o comandante limpa as janelas da cabine.
E um último registro deste dia que vai ficar pra sempre na minha memória.
Nem preciso dizer que esses 2 dias foram inesquecíveis. A experiência de conferir o “behind the scenes” da Lufthansa Technik em conjunto com o Airport Days e o vôo do Junker-52 fizeram desta viagem com certeza uma das mais memoráveis que já fiz – acho que só quem é um avgeek realmente entende o que estou falando.
Se você quer também ter a experiência de voar no Junker 52 – saiba que é possível. A Lufthansa disponibiliza alguns vôos para venda no site exclusivo http://www.dlbs.de/en/index.php. A primeira página do site é em Inglês mas se você clicar no Round-Trip and Ferry Flights vai ser tudo em alemão, desde os horários, rotas e preços. Então usa o Google Translator para te ajudar. O processo é simples e você vai seguindo o passo a passo até colocar os dados do pagamento – cartão de crédito e receber o eticket. Veja que a maioria dos vôos saem e chegam na mesma cidade, portanto é somente um passeio panorâmico. Se você é um amante da aviação, vale a pena!
Bom pessoal espero que tenham gostado desta matéria!