O novo Hangar de Manutenção da Azul localizado em Campinas, principal hub da companhia, já pode começar suas operações. A Azul recebeu as documentações e certificações necessárias para iniciar a checagem de seus aviões em seu mais novo centro de manutenção.
O local surpreende pelo seu tamanho – já que foi construído em uma área de 100 mil m². Desse todo, os 35 mil m² de área construída do novo hangar serão divididos em três andares, com dois desses andares destinados às oficinas. Além disso, um refeitório, um vestiário e um depósito de suprimentos técnicos também fazem parte do projeto.
“Com um centro de manutenção tão moderno e amplo em nosso principal hub, conseguiremos realizar em Viracopos tarefas que antes eram feitas muitas vezes em oficinas fora do Brasil”, afirma John Rodgerson, presidente da empresa.
A área de manutenção terá um amplo vão livre com 170 metros de comprimento por 90 de largura, com quatro posições para manutenção pesada e quatro para linha, oferecendo a infraestrutura necessária para instalações de qualquer tipo de manutenção ou tecnologia.
“A estrutura do prédio nos permitirá atender aeronaves para manutenções complexas ou simples de foram simultânea. Além disso, as oficinas instaladas no mesmo local fornecerão todo o suporte necessário para as tarefas que realizaremos nos aviões que compõem a nossa frota”, explica Flavio Costa, vice-presidente Técnico-Operacional da Azul. A instalação poderá abrigar ao mesmo tempo 8 aeronaves Airbus da família neo (A320neo/A321neo), 4 aeronaves da família neo e um A330 ou então dois Airbus A330 simultaneamente.
Teste de Espuma
A Libercon, empreiteira que está encabeçando o projeto junto a Azul, publicou um vídeo em seu YouTube mostrando o teste de espuma do hangar. Veja abaixo:
O hangar é o maior da América Latina e poderá gerar até 500 empregos diretos e indiretos. Além do hangar em Campinas, a Azul conta outro Centro de Manutenção no Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte. Em Minas, as aeronaves modelo ATR 72-600, os jatos da Embraer e os A320neo passam por manutenções completas a cada dois anos.