fbpx

Her0: novo avião elétrico promete viagens mais sustentáveis

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

O projeto do avião elétrico Her0 é um dos vários conceitos pensados nos últimos anos à medida que a indústria da aviação busca crescer enquanto tenta reduzir seu impacto ambiental.

aviao eletrico

A aeronave futurista é obra do designer novaiorquino Joe Doucet, que se inspirou em seus frequentes voos de curta distância para viagens de negócios a fim de produzir um projeto de aeronave capaz de fazer a jornada sem produzir emissões típicas dos motores de aviação. De acordo com o projeto da Doucet, o Her0 Zero Emissions Airplane usa hélices elétricas localizadas na parte traseira para fornecer o impulso, enquanto as asas de varredura que terminam em winglets grandes e viradas para cima permitem a elevação.

O design do avião elétrico de passageiros busca eficiência, sustentabilidade e glamour. O modelo Her0, tem um objetivo prático e estético. As hélices, diz Doucet à CNN Travel, são confiáveis ​​e eficientes. A diferença é um tempo de voo um pouco mais longo – cerca de 20% -, mas o designer considera que isso não seria um problema em voos de curta ou média duração. Quanto ao design da asa varrida para trás, garante que o avião fique bem equilibrado – a maior parte do peso estará na parte traseira da aeronave, pois é onde a bateria estará situada.

Do aspecto estético, Doucet diz que deseja que o avião pareça “um tanto futurista”, mas também seja uma opção atraente para viajantes.“Se você pode algo que é desejável, algo que faz as pessoas questionarem por que não existe, você tem uma chance maior de forçar a mão da indústria a responder à demanda do consumidor”, diz ele.

Em dezembro de 2019, o primeiro avião elétrico totalmente comercial fez um voo de teste no Canadá. Algumas empresas de aviação também estão procurando maneiras de converter aeronaves existentes em veículos elétricos ou híbridos, para minimizar o impacto ambiental de voos de curta distância. A Cranfield Aerospace Solution, sediada no Reino Unido, estabeleceu uma missão para converter um avião Britten-Norman de nove lugares no primeiro avião elétrico do Reino Unido.

Doucet não é um engenheiro aeronáutico e esta é sua primeira incursão no mundo da aviação. O designer diz que aproveitou seus anos de vôos frequentes para buscar uma solução para um problema que ele via há algum tempo. “Eu realmente sigo os problemas onde eles me levam e tento abordar as soluções com elegância”, diz ele.

O Her0 pode nunca ver a luz do dia. Mas o objetivo do designer é abrir uma conversa, se o interesse em seu design incentivar o progresso em direção a aviões elétricos, ele o considerará um sucesso. Até o momento, ele já foi abordado por engenheiros da aviação, sugerindo melhorias e discutindo uma possível colaboração.


O que você acha da ideia? Voaria nessa aeronave?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.