fbpx

Histórico! Etihad opera pela 1ª vez um voo comercial entre os Emirados Árabes e Israel

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Um avião da Etihad fez história ao pousar em Tel Aviv nesta terça-feira (19). A aeronave estava carregada de kits médicos de prevenção ao coronavírus – que tinha como destino a Palestina. Essa foi a 1ª vez em que um voo comercial entre Israel e Emirados Árabes foi operado.

O avião de carga da Etihad pousou no aeroporto de Ben-Gurion pouco depois das 21h (horário local). Autoridades israelenses disseram que o voo estava trazendo ajuda humanitária fornecida pelos Emirados Árabes Unidos aos palestinos por meio do Programa Mundial de Alimentos, e que o voo de carga foi coordenado com o governo israelense.

Os Emirados Árabes Unidos e Israel nunca tiveram laços fortes, mas ultimamente a distância vem se estreitando após ambos os governos se declararem contrários às ações do Irã. A decisão de o voo ser feito para o Tel Aviv se deve pelo fato da Palestina não possuir um aeroporto.

Apesar de ser um voo muito específico, a operação serviu para alegrar o embaixador israelense na ONU, Danny Danon, que escreveu a seguinte frase em seu Twitter. “Pela primeira vez, um avião de carga Etihad aterrissou no aeroporto de Ben-Gurion, em Israel! Esperamos que em breve também veremos voos de passageiros”. Antes de finalizar, Danon acrescentou que “os Emirados Árabes Unidos é um lugar fascinante e busca continuar melhorando as relações entre nossos países”.

No avião de carga que foi escolhido para fazer a operação, estavam cerca de 14 toneladas de equipamentos de proteção, itens médicos e ventiladores “para conter a propagação da pandemia de COVID-19 e seu impacto no território palestino ocupado”, disse a agência de notícias dos Emirados Árabes, WAM.

Veja o vídeo do avião da Etihad no aeroporto israelense:


Comentário

Fiquei bastante feliz com a notícia! Conforme dito pelo representante de Israel na ONU, esperamos que, em um futuro breve, possamos ver operações comerciais de passageiros entre os países e que o laço fique cada vez mais estreito.

Agradeço aos meus amigos Zak, Johnny, Marko, Rafael, Joseph’s e Daniel pelo report da matéria, que foi inicialmente postada no Times of Israel.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.