Holanda vai restringir livre circulação terrestre com a União Europeia a partir de dezembro

Notícias

Por Igor Tonetti

Em anúncio feito nesta segunda-feira (11), a Holanda anunciou que vai suspender o acordo de livre circulação das fronteiras terrestres com a Bélgica e a Alemanha, países pertencentes ao bloco da União Europeia. A medida foi adotada para controlar fluxos migratórios no país e entrará em vigor no dia 9 de dezembro, ficando vigente por seis meses.

Holanda União Europeia


Fechamento de fronteiras terrestres com a União Europeia

No geral, a maioria dos países europeus possuem um acordo de livre circulação entre suas fronteiras: o Espaço Schengen. Com isso, o acesso de cidadãos e viajantes vindos dos países que aderem ao tratado é facilitado, sem a necessidade de passar por controle migratório, por exemplo.

Contudo, com a mudança na Holanda, pessoas que desejarem entrar no país em fronteiras terrestres deverão passar por controles de fronteira. A medida faz parte de um pacote para conter a imigração e controlar os fluxos migratórios. Não é a primeira vez, no entanto, que o primeiro-ministro da Holanda ameaça fechar suas fronteiras.

Antes de ser eleito, em 2023, Geert Wilders usou o fechamento das fronteiras como propaganda política. Além disso, juntamente com seu partido PVV (sigla para “Partido da Liberdade”), ele também foi contrário à política de abertura de fronteiras para refugiados de guerras que a União Europeia propôs, ainda em 2022. Como não ocupava o cargo, à época, sua indignação acabou sendo em vão e no mesmo ano a Holanda duplicou número de imigrantes com a chegada de refugiados da Ucrânia – ultrapassando a marca de 200 mil estrangeiros no país.

O ministro é polêmico, e já chegou a se declarar “anti-islã”, contrário ao Alcorão, mesquitas e de escolas islâmicas no país. Dentro do continente ele também tem uma postura crítica e, inclusive, já demonstrou insatisfação com o bloco europeu, arquitetando um referendo para deixar a União Europeia – movimento apelidado de “Nexit”, em alusão ao Brexit adotado pelo Reino Unido.

Devido à baixa popularidade entre os holandeses, a ideia não se concretizou.


O que isso afeta os viajantes?

O fim da livre circulação nas fronteiras, em primeiro momento, não irá complicar a vida de quem chega à Holanda de avião ou outros meios de transportes que não utilizem as fronteiras terrestres do país. Portanto, se você possui voos para lá, as políticas de imigração ainda se mantém.

Contudo, dada a proximidade do país com a Bélgica e a Alemanha, muitos turistas optam por fazer bate e volta nestes países – seja em viagens de trem, carro ou ônibus de viagem. Neste caso, você poderá ser submetido à revistas de passaporte mais burocráticas, podendo atrasar a entrada ou saída do país.

De toda forma, vale ressaltar que o fechamento das fronteiras da Holanda para países da União Europeia só ocorrerá a partir de 9 de dezembro e ficará válida, a princípio, por 6 meses.

Tem viagem para o país nos próximos dias?

Com informações, Reuters.

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.