O Governo de Hong Kong anunciou que irá suspender todas as suas restrições de entrada. Com a nova regra, não será mais necessária a quarentena de três dias ao ingressar no território honconguês. A medida entra em vigor amanhã (14).
“As decisões foram baseadas em dados e riscos”, disse o Chefe Executivo de Hong Kong, John Lee Ka-chiu. “O risco de infecção de casos importados é menor do que o risco de infecções locais. Acreditamos que a suspensão das medidas não aumentará o risco de surtos locais”, completou.
Novas medidas
Atualmente, todos os viajantes que chegam a Hong Kong são colocados sob uma quarentena de 72 horas, recebendo um código em seu aplicativo de saúde, mesmo que teste negativo para COVID-19. Assim, fica proibido a entrada em restaurantes, academias e salões de beleza durante os primeiros três dias.
Com a novidade, Hong Kong acaba com a quarentena de três dias. Ao chegar ao país, é necessário realizar um teste de PCR e, todos os viajantes que testarem negativo, receberão um código azul em seu aplicativo de saúde e poderão se locomover pela cidade livremente. No entanto, aqueles que testarem positivo, receberão um código de saúde vermelho e terão que seguir os protocolos de isolamento usuais.
Os residentes não serão mais obrigados a usar o aplicativo de notificação de risco “Leave Home Safe”, mas a prova de vacinação ainda será necessária para entrar em locais específicos.
Com informações do South China Morning Post.