fbpx

Hotel Campo Bahia: um paraíso pouco conhecido!

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Conforme vocês acompanharam pelo meu Insta, viajei agora em Agosto por 5 dias para o Hotel Campo Bahia, em Santo André (BA).

Hotel Campo Bahia em Santo André

O Campo Bahia ficou conhecido por ter sido a base da vitoriosa seleção Alemã durante a Copa do Mundo de 2014. De lá pra cá, esse oásis se transformou em um hotel delicioso tanto para famílias e grupos de amigos, quanto para casais que buscam um pouco de paz e isolamento sem abrir mão do conforto.

Expressões como “hidden gem” e “barefoot luxury” vêm à mente quando pensamos nesse hotel que nos surpreendeu pela falta de popularidade. Ele não costuma estar na lista de hotéis de luxo que as pessoas (pelo menos aqui em São Paulo) comumente consideram para uma viagem em família – e TEM QUE estar! Abaixo contamos um pouco mais dele e sem dúvida, ao final, você vai entender o porquê!

☞ pular para…


A localização 

O hotel está situado na cidade de Santo André, na Bahia, a 30km ao norte de Porto Seguro. Santo Andre é um vilarejo hiper tranquilo, de ruas de terra (totalmente esburacadas! Rs), casas simples e um povo pra lá de acolhedor.

Trajeto de carro do aeroporto de Porto Seguro a Santo André

Do aeroporto de BPS são 30km até Santo André

De tão pequena, não existe um “centrinho” per se – mas é possível caminhar facilmente para todos os lugares. Há alguns restaurantes muito gostosos e, de comércio, apenas mercadinhos locais bastante básicos. Se você precisar de uma farmácia ou de um caixa eletrônico, terá que se dirigir a uma das cidades vizinhas.

Santo André na Bahia

O charmoso vilarejo de Santo André

Tudo isso traz um charme e uma sensação de isolamento real a Santo André – especialmente na baixa temporada: perfeito para quem busca sossego.


O trajeto

A melhor opção de aeroporto para chegar ao Campo Bahia é Porto Seguro (sigla BPS). De lá, é possível agendar um transfer (diretamente com o hotel ou com uma das diversas empresas de Porto Seguro), pegar um táxi ou alugar um carro e ir dirigindo.

Como há uma balsa para atravessar o Rio João de Tiba, o percurso – apesar de curto (menos de 30km) – acaba demorando cerca de 1 hora.

Balsa para Santo André

Balsa cheia na travessia de volta de Santo André no domingo


A infra do hotel

O Campo Bahia faz parte do grupo Small Luxury Hotels e é fácil de entender por quê: são apenas 14 Villas, todas impecavelmente decoradas com móveis alemães e toques locais, espalhadas por um terreno pé na areia. Seu arquiteto foi Sandro Pretti e a construção demorou, pasmem, apenas 6 meses!!!

Hotel Campo Bahia de cima

Há um ar intimista no Campo Bahia

Há uma piscina central, quadra de vôlei de praia, uma casinha/brinquedoteca, playground, spa, academia, restaurante, cadeiras e guarda-sóis na praia.

Brinquedoteca do Campo Bahia

Há uma área para os pequenos com brinquedoteca e playground

Apenas como FYI para as famílias com filhos pequenos, não há uma copinha ou espaço para bebês – mas o pessoal do hotel ajuda no que for preciso com um sorriso no rosto!


As acomodações 

As 14 Villas do hotel possuem 4 configurações distintas:

  • Villa Ocara: são as “melhores” villas por terem todas vista direta para o mar. São 4 nesta configuração de 350m2 com 6 suítes e uma ampla área comum.
Suíte do hotel Campo Bahia

As suítes da Vila Ocara são muito confortáveis

  • Villa Maloca: o destaque aqui são os chuveiros abertos das suítes no térreo. São 5 suítes no total, também com a área comum para aproveitar.
Vila Maloca

Nada mal tomar banho assim…!

  • Villa Balejo: um pouco menor que a Villa Maloca, possui 4 suítes e fica mais próxima do restaurante e da piscina.
  • Villa Taba: são 8 nesta configuração de 4 suítes – provavelmente porque são poucas as famílias ou grupos de amigos que precisam de mais quartos do que isso!

O que todas elas têm em comum são o conforto surreal da cama com lençóis Trussardi de 600 fios, amenities top da L’Occitane, ar-condicionado, wi-fi, área comum com “sofazão”, TV e geladeira. Sentimos falta de uma mini cozinha, ainda mais com bebê, para preparar ou lavar alguma coisa – afinal, estávamos numa “casinha”!

Villa do Campo Bahia

Para quem está com família ou amigos, a área comum é uma delícia!

É importante comentar que as Villas não precisam ser reservadas em sua totalidade: cada quarto tem acesso individual com chave – é possível reservar apenas uma suíte e aproveitar a infra completa da Villa como se fosse a área comum de um hotel.

Dito isso, as suítes variam MUITO de tamanho, tendo algumas basicamente o espaço da cama com mesas laterais, um armário e uma mesinha; enquanto outras permitem alocar uma cama extra e um berço (como a nossa!) e ainda assim sobrar espaço. A decoração mescla bem a cultura local com o luxo alemão – sem ser “pomposa” em nada.


O serviço

Antes mesmo de saberem que haveria alguém do PP nessa hospedagem, o serviço se mostrou super cordial. Quando fizemos a reserva, logo nos perguntaram pela configuração dos quartos, para que alocassem nossa família da melhor maneira (berço, cama extra etc etc).

O check-in foi super rápido, com aquele ar de hotel boutique que, por ter poucos quartos, sabe exatamente quem chega quando – e se prepara para isso. Chegamos por volta das 13:30 no hotel e nossa Villa ainda não estava pronta – fomos almoçar e esperamos até em torno de 14:30, quando nos liberaram a entrada nos quartos. Tudo estava muito limpo!

Ao longo da estadia, já fomos conhecendo os funcionários do hotel e todos nos tratavam pelo nome – sobretudo as crianças! 🙂 Era muita atenção e paciência com elas… Quando estávamos na piscina ou na praia, sempre vinha alguém perguntar se queríamos algo.

Além disso, chamou a atenção o fato de um dia pedirmos banana à tarde para as crianças e, no dia seguinte, perguntarem se queríamos repetir a dose. Ou seja: de fato prestavam atenção e tentavam se antecipar às nossas necessidades!

Por fim, pedimos um late check-out no último dia, pois sairíamos apenas às 17:00, e foram SUPER solícitos ao nos disponibilizar outra suíte para podermos tomar banho antes de ir – já que as nossas seriam ocupadas. Pude ver que essa gentileza também foi oferecida a outros hospedes.

O check-out também foi simplificado pelo fato do hotel disponibilizar a conta um dia antes da saída para conferência. Na hora foi só pagar e deixar as chaves – em 5 minutos tudo estava terminado!

Ah, um comentário final, que sem dúvida influenciou a nossa experiência: o hotel não estava nem um pouco cheio quando chegamos. Isso com certeza ajudou no nível de atenção e personalização que tivemos.


As refeições

O hotel possui apenas um restaurante, chamado Caju, além de servir comes e bebes na praia, na piscina ou no seu quarto (room service). Sem dúvida alguma o Caju é um dos melhores (senão o melhor) restaurantes da cidade – e isso se vê refletido no preço dos pratos.

Restaurante Caju do Campo Bahia

Ambiente agradável e comida boa no Caju

Nossa estadia incluía apenas café da manhã, o qual era servido num estilo buffet no restaurante. Não faltam opções: além das frutas, sucos, cereais, iogurtes, bebidas quentes, pães, frios, bolos e doces, ainda era possível pedir ovos, omeletes e, claro, tapioca! A de queijo coalho é sem dúvida obrigatória para quem passar pelo hotel (e, se tiver sorte de fazerem em algum dos dias em que estiver, a rabanada também é!).

Café da manhã no Campo Bahia

O café da manhã é bem completo e gostoso

O almoço e o jantar também são servidos no Caju e há dois menus, além do kids: o “padrão” e o “especial”. O especial inclui vários pratos típicos baianos, como as moquecas, que devem ser pedidos com 2 horas de antecipação. Já o padrão tem de tudo um pouco: saladas, massas, peixes e frutos do mar, carnes etc etc.

Para o almoço há também sempre um “prato do dia”, com valor fixo de R$50 (o que, acreditem, comparado com o restante dos pratos é barato! Rs). Quase todos os dias pedimos esse e estava sempre bem gostoso (frango com salada, espaguete com camarões, lulas à provençal etc).

Em frente à piscina há o Champions Bar, que também serve comidinhas, lanches e aperitivos – além de drinks deliciosos. Por vezes, quando não queríamos deixar a piscina, comíamos algo por lá mesmo.

Bar da piscina no hotel Campo Bahia

O Champions Bar serve comidinhas e drinks o dia todo

Aqui, dois comentários importantes: 1) não vá com muita fome nem com muita pressa. Os pratos demoram para chegar, inclusive no café da manhã – e isso que estávamos sempre sozinhos! Rs… 2) prepare-se para pagar preços de restaurantes caros de São Paulo em pleno Santo André!


O lazer e o entretenimento

  • Praia: estrela da nossa estadia, a praia em Santo André é PERFEITA para crianças! De manhã a maré costuma estar super baixa e é uma calmaria total. O mar parece mesmo uma piscina e, para quem gosta de SUP, é um prato cheio! Outro fator excelente é que são pouquíssimas pessoas na praia – ela é bastante longa e na ponta contrária ao hotel há uma “concentração” com infra, mas de resto é nada depois de nada! Rs… Só casas em terrenos bastante grandes e pouco habitados.
Praia de Santo André Bahia

A praia é perfeita para toda a família

  • Piscina: estrela número dois para nossa família. O que é ótimo dessa piscina é que ela agrada todos os gostos: ela tem um pedaço super raso para bebês; depois um degrau para um pedaço um pouco mais fundo, ideal para crianças pequenas; outros dois degraus e fica funda o suficiente para adultos; e, por fim, uma espécie de “jacuzzi” dentro (só que sem a água quente), para quem quer relaxar. Ela não é aquecida mas, podem confiar: fomos no inverno e a temperatura estava muito agradável o dia todo.
Piscina do hotel Campo Bahia

A piscina é grande e adaptável a todos os públicos

  • Sauna: A vapor bem básica, mas tem! 🙂
  • Esportes: há algumas atividades que o hotel pode organizar: yoga, vôlei de praia, aula de dança, kite surfing, passeio a cavalo, stand-up paddle, bicicleta… confesso que durante nossa estadia não vi nenhuma delas acontecer – mas checamos e confirmaram que ocorrem durante a alta temporada, no feriados e mediante solicitação dos hóspedes nos demais momentos… O que sim fizemos foi pegar o SUP e a bicicleta para nos divertir. Preciso comentar que achei bastante indelicado cobrarem pela utilização de ambos – sou do tipo que prefere que o hotel cobre R$10 a mais na diária e não faça isso. Mas…
Bicicleta na praia

Andar de bicicleta na praia é uma das opções de lazer do hotel

  • Barco e passeios: o hotel possui um barco de luxo, o Dream Catcher, no qual é possível fazer passeios muito interessantes – sendo o Sunset Cruise no rio João de Tiba super recomendado!
Por do sol em Santo André

Ver esse pôr do sol do barco não deve ser nada mal!


O Spa

O Campo Bahia Spa by L’Occitane oferece os tratamentos deliciosos típicos da marca. Todos da família fizeram algum tratamento e amaram: quando estivemos, havia duas terapeutas e foram aprovadas com louros por nós! Soubemos que a cada 6 meses a L’Occitane faz uma reciclagem com treinamento e avaliação – o que garante a qualidade do spa. Obviamente os produtos utilizados são deliciosos e há todos os mimos que se pode esperar.

Se quiser fazer algum tratamento, sugiro agendar logo na chegada: mesmo com o hotel vazio, os horários eram bastante escassos e acabamos tendo que fazer às 13:30 ou 14:45 – quando todo mundo queria estar pra praia!

Meu único senão é em relação ao espaço: acredito que poderia ser ainda mais agradável de alguma forma. É bastante simples, apesar de muito confortável!


As curiosidades

  • O hotel faz diversos eventos: na verdade, conhecemos o hotel quando estávamos buscando um local para casar que fosse pé na areia! 🙂 Deve ser incrível um casamento lá;
  • Há uma pegada de sustentabilidade que permeia a construção do hotel, com replantio de árvores, utilização de madeira certificada e matéria prima local – além da construção de um poço para a irrigação;
  • O hotel disponibiliza brinquedinhos, como balde de areia e afins, para as crianças;
  • Se você quiser uma babá para lhe ajudar durante a estadia, o hotel possui o serviço à parte;
  • É comum avistar uns pequenos macaquinhos, ou saguis, pulando nas árvores do hotel;
Sagui no Campo Bahia

É possível ver os saguis pulando nas árvores do hotel

  • Há diversos restaurantes muito gostosos em Santo André. São todos simples de estrutura, mas com comida de altíssima qualidade. O Corsário e o Gaivota são nossos preferidos;
  • Apesar de ter menos de 1000 habitantes e ser super simples, os preços na cidade são mais caros do que esperava;

O que poderia melhorar?

Um pouco mais de rapidez no restaurante; não cobrar por qualquer coisinha que você queira fazer.


Reservas

Eu paguei pela minha reserva. Minha recomendação é que os interessados em se hospedar no hotel façam por:

  • Hoteis.com (link aqui) – essas reservas se beneficiam das vantagens do programa Hoteis.com Rewards (detalhamos neste post) ou promoções de acumulo de pontos nos diversos programas de fidelidade;
  • Submarino Viagens (link aqui) – vale a pena verificar se não ha alguma promoção de acumulo de milhas disponível no momento da reserva. Dependo do caso, vale a pena;
  • Através de uma agência associada a SLH – o Hotel Campo Bahia pertence a rede SLH (Small Luxury Hotels of The World). Ao realizar uma reserva através de uma agencia de turismo certificada, o hospede poderá contar com benefícios de Upgrade de quarto, early checkin, late checkout, créditos para uso no SPA, Transfer, entre outros mimos, alem de uma negociação especial. Eu recomendo a Sete Mares Turismo (passageiro@7mtur.com.br).

Minha reserva foi paga. Fiz pelo Sub Viagens por conta de uma promo 10×1 vigente no momento da reserva. Os valores variam dependendo da época do ano, pelas minhas pesquisas começam em R$700.


O Veredito

Alô, alô famílias de plantão: para quem quer ter uma sensação de alugar uma casa, mas com serviço de hotel de luxo, o Campo Bahia é a opção ideal. Ainda mais para quem não é muito fã de resort com cinco mil pessoas e fila para pedir ovo no café (rs).

O hotel tem uma localização excelente, com praia vazia e tranquila; piscina deliciosa; comida de primeira; villas pra lá de confortáveis e atendimento personalizado. Preço justo! Fui altamente surpreendido e agora estou convencendo o Fábio a vivenciar a mesma experiência!

R E C O M E N D O!

OBS: Deixarei nos destaques do meu perfil do Instagram o relato por vídeo da viagem! > @Ale_Zylberstajn

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.