A IATA anunciou recentemente que conta com um novo parceiro para o seu passaporte virtual – o IATA Travel Pass. A agência fechou parceria com a Eurofins, grupo internacional de laboratórios com sede em Luxemburgo, para fornecer vários tipos de teste de COVID-19 e centenas de estações de coletas em todo o mundo.
Como parte da iniciativa, os laboratórios da Eurofins fornecerão resultados de testes verificados e seguros aos viajantes que usam o aplicativo. Este resultado é verificado no registro do IATA Travel Pass dos requisitos de entrada nacional para produzir um status “Ok to Travel” (autorizado a viajar). Por meio do aplicativo, os passageiros podem compartilhar seu status e os certificados de teste digital com autoridades e companhias aéreas para facilitar a viagem.
O Travel Pass fornece a infraestrutura necessária para gerenciar, compartilhar e verificar com segurança os dados de testes de viajantes em conformidade com os requisitos de entrada nos destinos. O sistema ajudará os viajantes a gerenciar esses novos processos, fornecendo informações sobre os requisitos de viagem e ajudando-os a encontrar laboratórios certificados, como o Eurofins.
Para Willie Walsh, diretor geral da IATA, a parceria com a Eurofins contribui com os governos para dar mais confiança na reabertura das fronteiras. “Os testes verificados são a solução imediata para dar aos governos a confiança necessária para abrir suas fronteiras aos viajantes. O IATA Travel Pass permite que os viajantes encontrem laboratórios certificados e recebam com segurança os resultados dos testes que os governos exigem. A inclusão da extensa rede da Eurofins ajudará os viajantes em seus preparativos de viagem a atender aos requisitos de teste de COVID-19”.
Os testes com o IATA Travel Pass devem começar nas próximas semanas. Companhias aéreas testarão o aplicativo em várias regiões.