A Iberia comunicou que ela será a primeira companhia a voar com o novo Airbus A321XLR, em rotas para a América do Norte. Apesar de não ter anunciado data, a companhia menciona o fim do verão europeu, que coincide com o fim do inverno no hemisfério sul.
O A321 XLR
O A321XLR é a variante de ultra longo alcance da já consagrada série A320, produzida pela fabricante europeia Airbus e anunciada ao mundo em 2019.
A Airbus, anunciou números impressionantes de desempenho para a aeronave, com capacidade para transportar entre 180 e 220 passageiros em 2 classes, até 8.700 km de autonomia e 30% em economia de combustível.
A título de comparação, o 737 max-10 tem capacidade para transportar entre 204 e 230 passageiros, mas com autonomia de 6.110 km, bem inferior ao novo A321XLR.
Desde seu lançamento, já vendeu 500 unidades para diversas companhias, entre elas a Latam Brasil. Porém, a cliente lançadora do modelo será a Iberia, que espera receber a primeira unidade ao fim do verão europeu e iniciar novas rotas com ela.
Tendência de uso em rotas longas
Desde a década de 1960, com a introdução do 747, as rotas longas, especialmente as transoceânicas eram dominadas por grandes aviões de dois corredores, chamados de wide-body.
Com a evolução da tecnologia, confiabilidade e outros aspectos, os grandes quadrimotores deram lugares a aeronaves também com dois corredores, mas menores e com 2 motores, como o 787, A330 e A350.
O A321XLR é um avião chamado de corredor único ou narrow-body. Por suas qualidades, ele vem mudando os planos de várias companhias, que planejam utilizá-lo em rotas longas e transoceânicas até então dominadas por aeronaves wide-body.
Isso pode ser o início de uma tendência no mercado, com as companhias optando por aeronaves menores, mais econômicas e com maior autonomia. Estas aeronaves possibilitam inclusive a abertura de novas rotas para cidades com menor demanda.
A321 XLR na Iberia
O Grupo IAG, que detêm marcas como British, Iberia, Aer Lingos, Vueling, e outras, anunciou ainda em 2019 a encomenda de 14 aeronaves A321 XLR para as empresas do Grupo.
Como mostramos aqui, a ideia da empresa é abrir novas rotas, que não possuam demanda que justifique um voo com avião maior.
A empresa anunciou que este primeiro avião fará rota para Washington e Boston nos EUA, possivelmente saindo do HUB da Iberia em Madrid. Embora estas rotas já estejam em operação, hoje são feitas com o A350. Com a entrada desta nova aeronave, pode ocorrer troca de aeronave das rota ou aumento de frequência.
Detalhes das cabines
A Iberia anunciou que o seu A321XLR terá 182 assentos, sendo 14 na classe executiva e 168 na econômica, além de 4 banheiros.
Na classe econômica, os assentos possuirão reclinação de pouco mais de 10cm e contarão com conexão via bluetooth para fones, e tomadas USB tipo A e C.

Detalhe assento anunciado para o A321XLR da Iberia
Devido a conexão bluetooth, podemos presumir que haverá telas individuais nos assentos da classe econômica.
Para a classe executiva do A321XLR, a Iberia anunciou que os 14 assentos terão acesso a janela e corredor, o que nos leva a crer que o layout será 1-1. Além disso, contarão com tela individual 4k de 18 polegadas para entretenimento de bordo e tomadas USB tipo A e C.
Uma preocupação para voos longos poderia ser os banheiros, já que a aeronave contará com 4 deles. Um número bem inferior ao que estamos acostumados em aeronaves wide-body (com 2 corredores). No entanto, aeronaves da mesma classe, como o 737-900 possuem apenas 3 banheiros, demonstrando que a disponibilidade de banheiros será superior aos concorrentes.
Comentário
É uma ótima notícia a aproximação do lançamento desta aeronave com detalhes da cabine e das rotas. Agora é aguardar que mais aeronaves sejam entregues e torcer para que novas rotas sejam criadas também para o Brasil.
O que achou do anúncio do A321XLR da Iberia? Compartilhe sua opinião nos comentários.