Iberia anuncia plano estratégico com ampliação da frota, nova sala VIP e mais

Notícias

Por Ana Beatriz Muzzi

A Iberia apresentou seu novo plano estratégico, o Plano de Voo 2030, que define as perspectivas de crescimento da empresa para os próximos anos. A empresa prevê alcançar uma rentabilidade anual entre 13,5% e 15%, o que permitirá realizar um investimento de 6 bilhões de euros durante a vigência do Plano. Segundo a companhia, isso se traduzirá, entre outras coisas, em um aumento significativo da frota. Confira!

Iberia plano estratégico

O presidente e CEO, Marco Sansavini, explica que “graças à profunda transformação da Iberia na última década e ao esforço de todos os nossos colaboradores, estamos alcançando resultados que nos permitem olhar para o futuro com confiança e investir 6 bilhões de euros com nosso Plano de Voo 2030. Queremos crescer dos atuais 45 aviões de longa distância para 70, a fim de contribuir para que Barajas se torne um grande hub à altura dos grandes europeus e para que a Espanha esteja melhor conectada”.


Aumento da frota

Para crescer dos atuais 45 aviões de longa distância para cerca de 70, a companhia prevê incorporar novos A350, A321XLR e, potencialmente, também A330NEO do pedido recentemente anunciado pela IAG e que será distribuído entre várias companhias aéreas do grupo.

Além disso, a Iberia renovará sua frota de curta e média distância. Praticamente todas as aeronaves da geração antiga serão substituídas pelos novos A320 e A321 NEO, mais eficientes e menos poluentes, conforme o compromisso de ter zero emissões líquidas até 2050.

Também serão renovadas 100% das cabines de longo curso para torná-las mais confortáveis, mais atrativas e com melhor conectividade. Além disso, nos aviões de fuselagem estreita, a capacidade para bagagem de mão será ampliada, graças aos compartimentos XL.


Novos destinos

O crescimento da frota previsto no Plano de Voo 2030 trará um salto de qualidade à rede da Iberia, com novos destinos e um reforço das frequências para algumas das cidades para as quais a companhia já voa.

Entre suas previsões está o início de voos para Toronto (Canadá), Filadélfia (EUA) e Monterrey (México), destinos que se somarão a outros recentemente anunciados, como Recife (Brasil), Fortaleza (Brasil) e Orlando (EUA).


Melhora da experiência do cliente e nova sala VIP

A Iberia vai trabalhar para melhorar toda a experiência do cliente. Estão previstos investimentos importantes em Inteligência Artificial, digitalização e personalização.

Da mesma forma, está prevista a melhoria do serviço em terra, com mais e melhores espaços nos lounges. A Iberia já está trabalhando para abrir uma nova sala VIP adicional no T4 do Aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas.


Cidade Iberia em La Muñoza

O Plano de Voo 2030 prevê a construção da Cidade Iberia em La Muñoza, o que implicará uma ampliação das instalações atuais. Para lá será transferida a sede corporativa da companhia.

A marca registrada da nova Cidade Iberia será sua forte aposta em tecnologia e inovação. O objetivo do Plano de Voo 2030 é transformar esse grande espaço próximo ao aeroporto de Barajas em um centro aeronáutico de ponta, entre os mais importantes da Europa.


Mil novas contratações cada ano

O aumento da capacidade de voo e as novas instalações em La Muñoza exigirão o crescimento da equipe da Iberia. “A previsão é realizar uma média de 1.000 novas contratações por ano durante a vigência do Plano de Voo 2030. Isso significará multiplicar as oportunidades de melhoria e desenvolvimento profissional para todas as pessoas da empresa”, destaca Sansavini.

De acordo com os cálculos realizados pela PwC, isso significa que, em 2033, a Iberia alcançará uma contribuição de 19 bilhões para o PIB espanhol e 250.000 empregos diretos, indiretos e induzidos, o que representa um aumento de 42% em relação ao atual nível de riqueza e empregos na Espanha. (A PwC estima que a Iberia contribuiu com 13,861 bilhões de euros para o PIB espanhol em 2024 e gerou 160.271 empregos diretos, indiretos e induzidos).


Fundação Iberia

Segundo a própria Iberia, ela tem o propósito de criar riqueza e emprego não só na Espanha, mas em todos os destinos para onde voa, contribuindo cada vez mais para a sociedade. Por essa razão, coincidindo com o centenário da companhia aérea, que será comemorado em 2027, lançará a Fundação Iberia para maximizar o impacto social positivo.


Comentário

O plano estratégico da Iberia até 2030 é ambicioso! São 5 anos para que a companhia cumpra todos os objetivos, incluindo a ampliação e modernização da frota, inauguração de uma nova sala VIP em Madri, transferência da sede corporativa e muitas contratações. Ótima notícia para o mundo da aviação!

O que achou do Plano de Voo 2030? Nos conte nos comentários.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Passagens com Milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Inter
Inter Abra sua conta no Inter e aproveite inúmeras vantagens
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.