fbpx

Iberia finaliza compra da Air Europa

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Segundo o jornal espanhol El Confidencial, a Iberia fechou um acordo de compra da Air Europa pelo valor de 500 milhões de euros. O pagamento será feito em 5 anos, com o valor total pago em 2026. Os conselhos de administração do Grupo IAG e da Iberia aprovaram a compra na semana passada. As conversas se iniciaram há pouco mais de um ano.

O valor total a ser pago representa uma redução de 50% no pagamento prévio discutido antes da pandemia, que girava em torno de 1 bilhão de euros. Porém, dado à crise que a aviação enfrentou nos últimos meses, o valor acordado para a compra foi cortado pela metade. A Air Europa também cedeu alguns slots e rotas para outra companhia aérea – a Volotea. Esse fator também influenciou na queda do preço final.

A operação está pendente apenas para que a Empresa Estatal de Participação Industrial (Sociedad Estatal de Participaciones Industriales – SEPI) aceite renunciar à nomeação de dois diretores por causa do empréstimo de 475 milhões de euros à Air Europa, responsável por ajudar no resgate da companhia aérea.

Os conselhos de administração da Iberia e a IAG (grupo proprietário da empresa espanhola) validaram a compra da Air Europa com as novas condições de preço e as formas de pagamento. No entanto, para que a compra seja confirmada, ela precisa, primeiramente, ser aprovada pela Comissão Europeia (uma espécie de Cade do país ibérico).


Futuro das empresas

As empresas não divulgaram um plano para as marcas – que agora farão parte do mesmo grupo. O futuro das duas companhias ainda é incerto, podendo cada uma delas permanecer operando de forma individual ou então criando uma empresa só (como a LATAM, por exemplo, que uniu a brasileira TAM com a chilena LAN). Caso as companhias continuem operando individualmente, é de se esperar que a Air Europa deixe a SkyTeam para entrar na oneworld.

Os desdobramentos dessa compra deverão ser revelados em breve.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
75% de desconto no seu Seguro Viagem!
Viagem com Desconto
Viagem com Desconto
20% de desconto em passagens, hotéis, carros e pacotes!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.