A Iberia, companhia aérea espanhola, e a Renfe, empresa ferroviária da Espanha, deram mais um passo na intermodalidade e aumentaram a sua rede de destinos Train & Fly, serviço que permite que passageiros reservem itinerários que envolvam trajetos em avião e trajetos em trem.
As duas empresas trabalham há seis anos em um produto intermodal, agora tecnologicamente aprimorado e estendido a mais destinos. Especificamente, o serviço Train & Fly ampliou sua rede de destinos de 5 para 14, todos eles ligados à rede de 90 destinos internacionais da Iberia:
- Albacete;
- Alicante;
- Córdoba;
- León;
- Málaga;
- Ourense;
- Palencia;
- Pamplona;
- Salamanca;
- Saragoça;
- Sevilha;
- Valência;
- Valladolid;
- Zamora.
Bilhete Duplo
Train & Fly funciona como uma conexão de viagens, combinando em um único bilhete a transferência da cidade de origem para o Terminal T4 do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas com a conexão com qualquer um dos mais de 90 destinos internacionais oferecidos pela companhia aérea na Europa e nas Américas, principalmente.
Estas viagens com ligação entre o trem e o avião oferecem vantagens importantes para os clientes, como a organização de horários para poder compatibilizar vários percursos, a emissão de todo o itinerário num bilhete mais barato do que a soma dos diferentes percursos ou a garantia de oferecer uma alternativa de viagem em caso de perda de alguma das ligações.
Para Sonia Araujo, diretora geral da Renfe Viajeros, “este acordo é um passo muito importante para promover a estratégia de intermodalidade da empresa. Para a Renfe, a Iberia é um parceiro estratégico nesta modalidade, que permitirá aos viajantes em voos internacionais beneficiar de um modo de transporte rápido e sustentável, com zero emissões, como o High Speed. Para os turistas que chegam a Espanha graças à Iberia, utilizar os trens Ave (trem de alta velocidade espanhol) de larga distância será uma experiência que sem dúvida enriquecerá a sua viagem”.
Maria Jesús López-Solás, diretora comercial da Iberia, também comentou sobre o acordo: “estamos dando um passo muito importante para a intermodalidade em nosso país, porque estamos ampliando a possibilidade de que nossos clientes possam conectar e combinar sua passagem de trem Renfe das grandes cidades Espanholas, com seu voo internacional com a Iberia de forma muito eficiente. Em muitas das cidades onde estamos incorporando o serviço Train&Fly, o trem tem uma presença muito relevante, portanto a Renfe será um aliado perfeito para alimentar a nossa malha de longo curso. Ao mesmo tempo, com a expansão da Train&Fly estamos abrindo o leque de destinos e promovendo internacionalmente algumas cidades espanholas para os milhões de turistas que chegam ao nosso país de avião todos os anos”.
Estima-se que mais de 100.000 clientes viajem este ano entre estas 14 cidades e diferentes destinos internacionais e possam se beneficiar deste serviço oferecido pela Iberia e Renfe, como uma alternativa de mobilidade sustentável que lhes permite escolher o modo mais eficiente de transporte transporte para cada viagem, beneficiando Além disso, tarifas muito competitivas. A Train & Fly será melhorada no futuro, com o desenvolvimento da infraestrutura que permite que o AVE chegue ao T4 do aeroporto de Madrid .
Simulação de Bilhete
Veja a seguir um exemplo de emissão para viajar entre São Paulo e Pamplona, na Espanha. Note que a primeira parte de trajeto é operado pela Iberia e o segundo pela Renfe. O bilhete já inclui o trajeto entre o aeroporto de Madrid e a estação de trens Atocha, tanto na ida quanto na volta:
Vale destacar que ainda não é possível utilizar Avios do programa Iberia Plus para emitir bilhetes que incluem trechos operados pela Renfe (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles).
Através do serviço Train & Fly, você pode reservar viagens de ida ou de ida e volta, lembrando que o bilhete já inclui o combinado cercanías, para viajar das estações ferroviárias de Atocha ou Chamartín ao aeroporto de Madrid-Barajas.
Tem interesse em saber mais sobre o serviço Train&Fly? A Iberia possui uma página dedicada ao serviço em português, que pode ser acessada aqui.
Já usou o Train&Fly? Pensa em usar? Conta para a gente!