fbpx

Inacreditável: Só tem um Airbus A380 nos céus!

Notícias

Por Gabriel Marinho

Sabe o que é um pontinho branco voando pelos céus? Bom, é muito provável que não seja um A380. Com a queda na demanda global de voos, os gigantes da Airbus estão sendo cada vez menos usados pelas companhias aéreas e o cenário para esses aviões parece igual à sua estaca zero.

No dia 27 abril de 2005, um A380 decolou pela primeira vez na história. Agora, quinze anos depois, a Airbus tem poucos motivos para comemorar. Nos últimos dias não tem sido raro ver os céus mundo a fora com a mesma quantidade de aeronaves desse modelo que voavam a cerca de uma década e meia atrás.

No começo do dia de hoje, por exemplo, um A380 da Singapore Airlines, sem destino listado nos sites de acompanhamento de voos, pairava sozinho pelos céus do sudeste asiático.

Com a redução das operações da Emirates, que é a maior operadora de aeronaves desse tipo, os A380 foram desaparecendo dos ares.

Como a aeronave leva um número de passageiros maior do que qualquer companhia parece conseguir colocar em um voo no momento, as operações do gigante da Airbus têm se resumido a voos de repatriação e transporte de cargas.

Em fevereiro de 2019, a Airbus já havia anunciado o fim da produção do avião. As razões foram a falta de pedidos e o cancelamento de parte das encomendas feitas pelos clientes, já que o A380 não apresentou custos de operação vantajosos às companhias aéreas.

A ideia da montadora  europeia ao conceber a aeronave era de competir com os 747 da Boeing que fizeram sucesso durante muito tempo, apostando em um modelo de operações via hub. A situação porém mudou e o projeto não foi o grande sucesso esperado.


Quem poderia imaginar essa situação acontecendo tão cedo? Você já voou em um A380, o que acha da aeronave?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.