Uma ação coordenada de vandalismo atacou o sistema francês de Trens de Alta Velocidade (TGV) a poucas horas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontece nesta sexta-feira (26). As operações foram suspensas gerando aglomerações. Os ataques paralisaram principalmente as linhas de alta velocidade que ligam Paris ao resto da França e aos países vizinhos. O serviço que atravessa o Canal da Mancha, conectando Londres e Paris, também foi interrompido.
Ataques incendiários
A empresa estatal que opera os serviços ferroviários afirmou que “ataques incendiários” tinha como alvo instalações das linhas que ligam a capital francesa a várias regiões do país, disse também que o tráfego seria muito afetado durante o fim de semana. As estações das linhas que ligam Paris a cidades como Lille, no norte, Bordeaux, no oeste, e Estraburgo, no leste, foram os alvos principais. Em comunicado, a companhia explicou que os incêndios foram deliberadamente provocados para danificar suas instalações.
A Eurostar, operadora de trens de alta velocidade, também afirmou que o serviço que conecta Paris a capital inglesa foi interrompido. Além disso, também não há trens para a Bélgica.
Resposta das autoridades
No momento, o caso está sendo investigado pelas autoridades, mas ainda não há informação sobre os autores dos ataques aos sistema de trens.
O chefe da polícia parisiense, Laurent Nunez, anunciou em uma rádio que enviaria reforços para as estações ferroviárias, que estão lotadas por conta dos ataques. No momento, seu pessoal está concentrado nas estações da capital.
Para os Jogos Olímpicos, o país mantém uma grande operação de segurança, sem precedentes, são mais de 45.000 policiais, 10.000 soldados e 2.000 agentes de segurança destacados. Além disso, atiradores de elite estão posicionados em telhados e prédios e drones vigiam do céu.
Comentário
Triste que, num dia tão especial para Paris, atos de vandalismo roubem a cena. Que a situação possa se resolver o quanto antes e que a mobilidade possa ser retomada, ainda mais num período de fluxo tão intenso.
As estações Montparnasse e Gare du Nord, que recebem grandes volumes do serviço ferroviário estão lotadas. Assim, se você está em Paris ou redondezas e já sentiu os efeitos das paralisações do serviço ferroviário de alta velocidade, fique atento às notícias para evitar novos imprevistos.
Confira nosso guia completo sobre a Cidade Luz, de locomoção até a vida noturna, clicando aqui.