fbpx

Infraero investe no Aeroporto de Campo Grande

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

Durante o período da pandemia do novo coronavírus, a Infraero está investindo em medidas para minimizar os efeitos em seus aeroportos e também contribuindo para a recuperação do setor da aviação civil a partir do final do período de isolamento social. Nesse sentido, a empresa deu continuidade ou até mesmo acelerou o ritmo de obras importantes para as operações em todas as regiões do país. Uma dessas obras é a reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR), no Mato Grosso do Sul, cujo projeto foi divulgado à imprensa na manhã de ontem.

Projeto do Aeroporto de Campo Grande.

Créditos: Divulgação / Infraero.


As obras no Aeroporto de Campo Grande

Os trabalhos no Aeroporto de Campo Grande iniciaram em outubro de 2019, conforme anunciamos anteriormente, e vêm seguindo o cronograma previsto, tendo como prazo para a finalização das obras o primeiro semestre do ano que vem. Os investimentos estão na casa dos quase 40 milhões de reais e mais de 2 mil empregos diretos e indiretos foram gerados.

Projeto do Aeroporto de Campo Grande

Créditos: Divulgação / Infraero.

A nova área administrativa do CGR já foi concluída e, no momento, as equipes estão concentradas na execução de pilares em concreto para a ampliação do novo terminal.

Ao fim das obras o terminal de passageiros estará 65% maior, passando de 6.185 m² para 10.027 m²; a sala de embarque será ampliada em 263%, de 480 m² para 1.740 m²; o saguão de 1.508 m² para 2.916 m²; e as áreas comerciais de 560 m² para 842 m². A capacidade do terminal praticamente dobrará, passando dos atuais 2,5 milhões de passageiros por ano para 4,5 milhões.

Projeto do Aeroporto de Campo Grande

Créditos: Divulgação / Infraero.

Para garantir mais fluidez aos viajantes, serão instalados mais três balcões de check-in e mais dois equipamentos de raio-x. A climatização do terminal também está sendo modernizada, assim como os sanitários. O terminal contará ainda com projetos de sustentabilidade através do reaproveitamento da água da chuva e do sistema de climatização.

As obras também contemplam a construção de nova Central de Utilidades, uma nova Central de Gás e Reservatórios; e a adequação das vias de acesso ao aeroporto.

Com informações da Infraero.


Comentário

De acordo com as informações do Ministério da Infraestrutura, o Aeroporto Internacional de Campo Grande está previsto para fazer parte da 7ª rodada de concessões de aeroportos no chamado Bloco SP-MS. Fazem parte desse bloco, além de CGR os Aeroportos de Congonhas e Campo de Marte, ambos em São Paulo/SP, e os Aeroportos de Ponta Porã e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

A previsão do Ministério é que o edital desse bloco seja lançado no 1º trimestre de 2022 e que o leilão em si ocorra no 2º trimestre do mesmo ano. É evidente que por estarmos vivendo um período completamente atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, pode ser que esses prazos sofram atrasos.

Apesar de não poder afirmar, o movimento me parece muito parecido com o que foi realizado no Aeroporto de Vitória/ES: o investimento do governo na melhoria da infraestutura do aeroporto visando o aumento dos valores arrecadados posteriormente no leilão.

Inclusive, quem conhece o Aeroporto de Vitória irá perceber algumas similaridades entre um projeto e outro, o que é até bem interessante pensando em uma padronização entre os aeroportos da empresa:

Aeroporto de Vitória

Fachada do Aeroporto de Vitória. Créditos: Divulgação / Infraero.


Você já conhece o Aeroporto de Campo Grande? O que você pensa sobre essas obras?

Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.