fbpx

Infraero transfere administração do Aeroporto da Pampulha para o Estado de Minas Gerais

Notícias

Por Gabriel Marinho

Uma portaria do Ministério da Infraestrutura publicada na última quarta-feira (17) delegou o Aeroporto da Pampulha, localizado em Belo Horizonte/MG, da União para o Estado de Minas Gerais. 

Foto: Apollo BR

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou a portaria em que revoga a atribuição da Infraero de administrar o aeroporto. Um convênio entre o Ministério da Infraestrutura e o Governo de Minas, também assinado nesta quarta, formaliza o processo de transferência, que deve ocorrer até 31 de dezembro deste ano.

A transferência da gestão do Aeroporto da Pampulha é uma antiga demanda do Governo de Minas Gerais e significa o início do processo de transformação do aeroporto, que possui importância estratégica para o estado“, disse o ministro, durante assinatura da ordem de serviço para obras na BR-367/MG, em evento on-line com a presença do governador Romeu Zema e de deputados da bancada mineira. As equipes técnicas dos governos federal e estadual já estão trabalhando em conjunto para efetivar a transferência da exploração do aeroporto. O período da outorga será de 35 anos.

O Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade foi por muito tempo o aeroporto mais movimentado do estado de Minas Gerais até a transferência dos voos nacionais para Confins, em 2005. Hoje, é o terceiro aeroporto mais movimentado do estado em número de passageiros, ficando atrás de Confins e Uberlândia. Atualmente, o Aeroporto da Pampulha possui alguns voos regulares ligando Belo Horizonte a cidades do interior do estado de Minas Gerais e estados vizinhos. Porém, a maior parte das operações está na aviação geral, onde inclui-se a aviação executiva, que representa mais de 70% de todo o movimento de aeronaves da Pampulha.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.