A Ministra da Justiça da Irlanda, Heather Humphreys, anunciou nesta quarta-feira (16) a derrubada da exigência do visto para cidadãos brasileiros e de outras nações. Por meio de comunicado oficial, a ministra disse que as mudanças estão de acordo com o Plano de Resiliência e Recuperação do Governo para a COVID-19.
O visto nunca foi um requisito para brasileiros entrarem na Irlanda. No entanto, como uma forma de limitar a circulação de estrangeiros devido a pandemia, ele passou ser solicitado.
Mesmo com o fim da obrigatoriedade de apresentação de visto, as fronteiras da Irlanda permanecem fechadas para o turista que parte do Brasil. “O fim das medidas temporárias é uma boa notícia para turistas da África do Sul, Brasil e outros países da América do Sul que precisam viajar para a Irlanda por motivos essenciais“, disse a ministra.
Outros países que não precisam de visto para a Irlanda
Se juntam a brasileiros e sul-africanos, cidadãos dos seguintes países:
- Argentina;
- Bolívia;
- Chile;
- Guiana;
- Paraguai;
- Uruguai.
A exigência continuará em vigor para cidadãos da Colômbia, Equador, Peru e Suriname.
A ministra disse que a Irlanda continuará a apoiar a política contra viagens não-essenciais, enquanto a situação com o vírus permanece, e que o viajante que precisar viajar para o país deverá respeitar as medidas de saúde adotadas. Isso inclui o preenchimento de um formulário, teste PCR antes da viagem e o cumprimento de quarentena em uma instalação designada ou em casa.
Para mais informações, acesse o site do governo irlandês.