A ITA Airways anunciou a expansão de seu acordo de codeshare com as companhias aéreas do Grupo Lufthansa para incluir uma nova série de destinos intercontinentais a partir de 1º de julho de 2025. O acordo abrange voos com partidas da Europa para a África, Ásia e América do Sul, fortalecendo ainda mais a parceria entre as empresas e ampliando a conectividade global para os passageiros.
“Com a implementação de novos voos em codeshare em rotas intercontinentais com as companhias do Lufthansa Group, a ITA Airways reforça sua presença global”, afirmou Joerg Eberhart, CEO e diretor-geral da ITA Airways. “Após o lançamento dos acordos de codeshare em rotas europeias em março, esta expansão representa mais um passo importante para oferecer aos nossos clientes opções de viagem ainda mais amplas e integradas.”
Codeshare da ITA Airways com o Grupo Lufthansa
Graças ao novo acordo, os passageiros da ITA Airways terão acesso a uma rede ainda mais ampla de conexões eficientes e integradas entre a Itália e destinos estratégicos ao redor do mundo. Com um único bilhete, os passageiros poderão chegar com mais facilidade e segurança ao destino final, mesmo em voos intercontinentais operados por companhias parceiras.
Entre os novos destinos africanos disponíveis com o código AZ da ITA Airways em voos operados pelas companhias do Lufthansa Group a partir do hub de Bruxelas (BRU), estão Nairobi (Quênia), Abidjan (Costa do Marfim), Douala (Camarões), Freetown (Serra Leoa), Monróvia (Libéria) e Ouagadougou (Burquina Fasso). As passagens estarão disponíveis para compra nas próximas semanas.
Simultaneamente, os viajantes do Lufthansa Group também serão beneficiados com a possibilidade de viajar com um único bilhete para destinos operados pela ITA Airways, como Bangkok (Tailândia), Jeddah e Riade (Arábia Saudita), Cairo (Egito), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).
A ITA Airways e o Lufthansa Group continuarão expandindo sua rede conjunta nos próximos meses, com a adição de novos voos em codeshare para rotas de longa distância, reforçando o compromisso com a conectividade global e uma experiência de viagem cada vez mais integrada.
ITA Airways no Grupo Lufthansa
Em janeiro deste ano, a ITA Airways foi integrada ao Grupo Lufthansa. A compra dos 41% da participação da ITA Airways pela Lufthansa foi anunciado em 2023. Há época, as partes esperavam apenas aprovação do Conselho de Aviação Europeu para fechar negócio.
A finalização do acordo se deu após meses de conversas e autorização das autoridades competentes, sendo elas o Tribunal de Contas da Itália e à Direção-Geral de Concorrência da União Europeia.
Por fazer parte do Grupo Lufthansa, a ITA continuará sendo uma companhia autônoma e com a sua própria administração em linha com as estratégias do grupo.
A companhia se beneficiará da sinergia do grupo, tendo acesso à rede de parceiros, gerenciamento de receita e uso dos demais canais globais de venda, tornando-se a oitava empresa operadora do grupo, que hoje conta com: Austrian Airlines, Eurowings, AirDolomiti, Edelweiss, Discover Airlines e SWISS.