fbpx

ITA opera voo com tripulação totalmente feminina em celebração ao Outubro Rosa

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Na última terça-feira (19) fomos convidados a participar de um voo especial da Itapemirim Transportes Aéreos, onde, pela primeira vez na história da companhia, toda a tripulação, incluindo comandante e copilota, era composta de mulheres. O voo também foi especial por prestar homenagem ao Outubro Rosa, mês de combate e conscientização do Câncer de Mama.


Sobre a ação

O voo 8I 5303 decolou às 11h45 do aeroporto de São Paulo-Guarulhos com destino a Florianópolis (SC), com 158 passageiros, entre eles as funcionárias da companhia, todas vestindo rosa em homenagem ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, que é celebrado em 19 de outubro. A mesma tripulação realizou o voo de retorno a São Paulo. O voo 8I 5304 decolou de Florianópolis às 13h30, com 150 pessoas.

A bordo do Airbus A320 da companhia, estavam a comandante Jaqueline Guglielmi, a copilota Michele Santos e as comissárias Mariana Alvarenga, Vivi Loch, Rochele Ferrari e Kissy Barbosa, além da conselheira do Grupo Itapemirim, Silvana Piva, e da vice-presidente de Governança Corporativa, Karina Mendonça.

Na hora do embarque nos foi dado um kit da ITA com um panfleto informando sobre o câncer de mama e como fazer o autoexame, junto de um tapa-olho personalizado com as cores do grupo e um pin com o laço rosa, em homenagem ao Outubro Rosa.

Assim que o avião estava se preparando para decolar, a chefe das comissárias, Mariana Alvarenga, fez um speech informando que o voo era especial e composto 100% de mulheres na tripulação. Após isso, foi a vez da comandante Jaqueline saudar os passageiros e falar sobre o Dia Mundial do Câncer de Mama.

Depois, a vice-presidente do Grupo Itapemirim, Karina Mendonça, se levantou e contou a todos a bordo sua história com a doença. Ela venceu o câncer de mama em maio deste ano e deu um discurso aos passageiros falando da importância do autoexame, de ir ao médico e, principalmente, encorajando quem está combatendo a doença.

“O câncer não é uma sentença de morte. É um aviso. Um aviso de que a gente precisa parar, olhar para dentro de nós e cuidar de nossa saúde, de nossa alimentação, de hábitos saudáveis, do nosso descanso. De viver melhor com a família, de curtir ainda mais os amigos que estão ao nosso lado”.

Ela finalizou alertando para que as pessoas se previnam. “O apelo que trago aqui é: se cuidem. Conheçam o corpo de vocês. Visitem o médico. Façam os exames periódicos. Sabemos que quanto mais cedo se descobre qualquer tipo de câncer, inclusive o de mama, as chances de cura são ainda maiores”.

Seguida da executiva, a conselheira do Grupo, Silvana Piva, também falou um pouco aos passageiros da importância do cuidado e do tratamento precoce.


Chegada em São Paulo

Em entrevista exclusiva ao Passageiro de Primeira, as pilotas que comandaram a aeronave nos falaram qual foi a sensação de operar o voo. A copilota Michele reiterou que a causa foi muito importante “a causa foi o principal, o motivo pelo qual fizemos esse voo, mexeu bastante conosco ouvir o speech e o discurso das executivas”. A pilota Jaqueline sinalizou que a ação ajuda outras pessoas informando sobre a doença e os cuidados. “Foram contadas histórias verdadeiras e isso contribui bastante com a prevenção da doença e a informação, que é importante para todo mundo”.

Comandante Jaqueline Guglielmi (esquerda) e a copilota Michele Santos (direita).

Já a chefe das comissárias, Mariana, nos disse que se sentiu honrada em participar de uma operação composta só com mulheres na tripulação. “Foi uma honra trabalhar com as mulheres, ouvimos um relato muito lindo e bravo sobre a cura do câncer, mas também sobre apoiar quem passa por esse momento difícil. Me emocionei após o discurso porque a Karina (vice-presidente do Grupo) é uma mãe para nós”.


Mulheres na aviação

De acordo com a ITA, a companhia conta com bastante força feminina na tripulação técnica: entre comandantes e copilotas, 8% são mulheres. Número que representa mais do que a média no Brasil, que segundo dados da ANAC, apenas 3% dos pilotos são mulheres.

Também em exclusiva ao PP, a Diretora de Marketing do Grupo Itapemirim, Daniela Rocha, disse que o voo só com mulheres na tripulação tem tudo a ver com a Itapemirim. “A Itapemirim é uma companhia que reconhece a mulher, temos várias mulheres exercendo cargos na empresa, o que fortalece nosso apoio à elas. Somos uma companhia muita diversa e com profissionais competentes”.


O voo em si foi uma experiência única. Não somente pelas mulheres na tripulação, mas também pelo recado dado pela vice-presidente do Grupo. Aproveitamos para apoiar todas as pessoas que estão lutando contra o câncer de mama e também reforçamos o cuidado prévio, seja indo em médicos ou então fazendo o autoexame.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
75% de desconto no seu Seguro Viagem!
Viagem com Desconto
Viagem com Desconto
20% de desconto em passagens, hotéis, carros e pacotes!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.