O Itaú, junto com a empresa de tecnologia Thales, anunciou o lançamento do primeiro cartão de crédito inclusivo que auxilia pessoas com algum tipo de deficiência visual. A nova tecnologia funcionará por voz, permitindo que os usuários tenham maior controle sobre os pagamentos realizados. Saiba mais!
De acordo com Lineu de Andrade, Diretor de Operações do Itaú Unibanco, “Nossa abordagem de transformação cultural focada na cocriação de soluções com o cliente no centro de nossas decisões nos permite avançar para oferecer as melhores experiências. Essa é uma jornada infinita, que tem como objetivo estarmos cada vez mais alinhados com às necessidades diversas dos clientes do Itaú.”
Cartão de crédito para deficientes visuais
De acordo com uma pesquisa realizada com 120 pessoas na França em 2019, pela Handsome and Ethik Connection, cerca de 89% dos deficientes visuais afirmam já ter sido vítimas de fraudes ou erros ao realizar seus pagamentos. A partir desses dados, a Fintech Handsome, especialista em inclusão, desenvolveu uma tecnologia por voz que auxilia o usuário em todas as etapas de uma transação via cartão.
Recentemente, o Itaú e a empresa francesa de tecnologia Thales, se uniram à Fintech para a criação de um cartão de crédito que auxilia seus clientes a realizar transações de compras com segurança. O novo cartão será conectado via Bluetooth a um aplicativo móvel disponível na Apple Store (iPhone) e na Play Store (Android).
A iniciativa surge com o propósito de trazer mais autonomia, segurança e inclusão. Gustavo Daniel, Head de Vendas de Serviços Bancários e de Pagamentos da Thales para o Brasil, comenta:
“Como líder em soluções inovadoras e mais responsáveis de pagamento, a Thales pretende proporcionar conveniência e autonomia ao maior número de pessoas possível. Temos orgulho de compartilhar o mesmo objetivo com o Itaú, e atender às necessidades dos nossos clientes”.
Como utilizar o cartão
Basta o usuário aproximá-lo do celular com o Bluetooth ativo para emparelhar os dois dispositivos com segurança. Sendo assim, toda vez que o cliente fizer um pagamento, um link seguro conecta o cartão ao telefone celular.
Logo após a aproximação, o telefone informará o valor da transação antes do cliente inserir o a senha para confirmar o pagamento. Quando o usuário insere a senha na máquina, o aplicativo também avisa se a senha está correta e se a transação foi concluída. Se acaso houver algum erro, o usuário será informado.
O Itaú e a Thales convidaram pessoas com deficiência visual para testar a tecnologia em atividades de experiência do usuário, coletando comentários e sugestões de melhoria.
Veja abaixo o vídeo disponível no canal do YouTube da Thales:
Comentário
Esta é uma excelente notícia para quem tem algum tipo de deficiência visual e não se sente seguro em realizar suas compras. Com certeza, o novo cartão inclusivo do Itaú contribui para uma sociedade mais justa e equitativa.
O que achou da novidade? Para saber mais sobre a tecnologia de cartões por voz, acesse o site da Thales. E para ficar por dentro das novidades do Itaú, acesse o site.