fbpx

KLM lança serviço de aviso aos familiares via WhatsApp

Notícias

Por Dérek Arakaki

Boa notícia para as mães, pais, avôs e avós dos passageiros da KLM. Hoje a companhia lançou um serviço chamado “Family Updates” no WhatsApp. Com ele, os passageiros podem começar um grupo no aplicativo de mensagens para manter os amigos e familiares atualizados do status dos seus voos.

Os passageiros da KLM que receberem seu cartão de embarque via WhatsApp receberão um convite para usar este serviço no WhatsApp gratuitamente. A KLM enviará uma mensagem para os amigos e familiares dos passageiros participantes do grupo assim que o voo tiver partido.

Imediatamente após o desembarque (mesmo antes de o passageiro ter acesso ao Wi-Fi ou internet do celular), os participantes receberão outra notificação. Se um voo atrasar, os membros do grupo também serão informados. Além dessas mensagens automatizadas, os membros do grupo também podem perguntar à KLM sobre o progresso do voo.

Com este serviço, a KLM quer facilitar a jornada de seus passageiros e espera que quem aguarda por notícias tenha mais tranquilidade. A KLM é a primeira companhia aérea a oferecer um serviço via WhatsApp para clientes e seu grupo de familiares.

Atualmente, o serviço só está disponível em inglês. Se o projeto for bem-sucedido, a KLM estenderá a outros canais de mídia social e em diferentes idiomas.


Inteligência Artificial e Privacidade

A KLM usa Inteligência Artificial para entender as perguntas que recebe por meio de uma mensagem direcionada para @KLM.

A companhia não conseguirá ler as mensagens que os membros do grupo enviam uns aos outros. Depois de enviar a notificação de que o passageiro chegou ao seu destino, a KLM deixará automaticamente o grupo.

O grupo WhatsApp permanecerá ativo para que os membros possam compartilhar fotos e atualizações entre eles. Todas as mensagens são protegidas pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.


KLM no WhatsApp

A KLM vem se comunicando através do WhatsApp desde setembro de 2017. Os clientes podem fazer perguntas a KLM através de uma conta verificada no aplicativo. Se solicitado, a companhia aérea também envia aos passageiros a confirmação da reserva, notificações sobre o check-in, os cartões de embarque e outras informações do voo.

Através do WhatsApp, a KLM envia mais de 10.000 cartões de embarque por dia. A empresa também recebe cerca de 35.000 solicitações de serviço por meio de canais de mídia social a cada semana, mais da metade deles entra pelo WhatsApp.


Como funciona o novo serviço

1 – Após de receber o cartão de embarque, a KLM envia ao cliente o convite para ingressar no grupo.

2 – A KLM da as boas vindas o passageiro no chat em grupo, o torna administrador e o informa para convidar amigos e familiares para participar.

3 – A KLM dá as boas-vindas aos amigos e familiares do passageiro no chat em grupo e explica sobre serviço Family Updates.

4 – Os amigos e familiares podem solicitar informações sobre o status do voo e a KLM responde com uma atualização.

5 – A KLM informa o grupo quando o avião decolou.

6 – A KLM informa o grupo novamente quando o avião pousou.


Vídeo sobre o serviço

A KLM divulgou alguns vídeos em seu canal do YouTube sobre o Family Updates, veja abaixo um deles:


Muito interessante o novo serviço não acham? Tomara que ele seja expandido para outras mídias sociais e idiomas!

Não é sempre que temos acesso a internet no voo! Vocês usariam?

Mais informações sobre o serviço aqui.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.