A KLM e a Thalys lançaram uma parceria que permitirá que a empresa holandesa compre assentos a bordo do trens de alta velocidade para passageiros em conexão entre o Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, e Bruxelas, na Bélgica. Isso permitirá que a KLM opere um voo a menos entre Amsterdã e Bruxelas todos os dias.
Sobre a parceria
O objetivo da parceria, segundo a KLM, é aumentar o número de passageiros que que viajam de trem entre Bruxelas e Schiphol, sendo este um passo importante na implementação do Plano de Ação do Governo Holandês para Serviços Ferroviários e Aéreos (Actieagenda Trein en Luchtvaart).
Este plano foi lançado no final de 2020 pelo Ministério da Infraestrutura e Gestão da Água, em consulta com o Aeroporto Schiphol de Amsterdã, ProRail, KLM e NS Dutch Railways. Ele estipula medidas para que as viagens ferroviárias internacionais se tornem uma alternativa para complementar os serviços aéreos em rotas com menos de 700 quilômetros.
Há algum tempo, a empresa holandesa oferece aos seus viajantes em conexão a opção de embarcar em um trem de alta velocidade Thalys em vez de um voo no trecho Bruxelas-Schiphol (ou vice-versa). Antes da pandemia da Covid-19, 20 a 25% destes passageiros (cerca de 36.000 clientes) escolhiam esta opção. Agora este projeto piloto busca melhorar a experiência do cliente.
Além de Bruxelas, a KLM está trabalhando com a NS Dutch Railways e outras empresas ferroviárias europeias para explorar as opções de serviços ferroviários de alta velocidade para a conexão de passageiros para outros destinos.
A KLM garante que os passageiros que utilizarem este serviço “ferroviário-aéreo” terão uma experiência muito semelhante ao da conexão aérea convencional. Eles podem, por exemplo, fazer o check-in de toda a sua viagem com a companhia aérea e o cartão de embarque será válido tanto para o trem quanto para o voo.
Além disso, os viajantes serão mantidos informados com atualizações de suas viagens durante todo o trajeto. A KLM destaca também que está é uma opção de viagem mais sustentável.
Horário dos Trens
Os seguintes serviços ferroviários estarão disponíveis para passageiros da KLM
Bruxelas a Amsterdam
TH9357 (diariamente, exceto sábados)
Partidas: 16:52
Chegadas: 18:25
TH9351 (aos sábados)
Partidas: 15h52
Chegadas: 17h25
Amsterdam a Bruxelas
TH9376 (diariamente, exceto sábados)
Partidas: 17:34
Chegadas: 19:08
TH9382 (aos sábados)
Partidas 18:34
Chegadas: 20:08
Estes são todos os horários locais (CET).
Exemplo de Itinerário
Veja um exemplo de emissão do trajeto entre São Paulo e Bruxelas, via Amsterdam. Repare que um dos trechos é operado pela Thalys:
Segundo a KLM, este projeto piloto está programado para continuar até 29 de outubro de 2022, quando será realizada uma avaliação dos resultados para encontrar formas de desenvolver ainda mais o produto “aero-ferroviário”.
O que você achou da novidade?