KLM vai utilizar inteligência artificial para evitar desperdício de alimentos

Notícias

Por Daniel Lopes

A KLM anunciou uma grande novidade que está fazendo com que diminua o desperdício de alimentos, graças à inteligência artificial. A companhia tem utilizado programas, que permitem que a empresa preveja melhor quantos passageiros que fizeram a compra da passagem, realmente vão embarcar no voo.

De acordo com Marjan Rintel, CEO da KLM, o uso da inteligência artificial faz com que a companhia tenha operações mais sustentáveis.
“Os investimentos em tecnologia digital são uma prioridade para a KLM. A aplicação da inteligência artificial contribui enormemente para melhorar nossas operações e torná-las mais sustentáveis. O combate ao desperdício de alimentos é um bom exemplo disto, resultando em dezenas de milhares de refeições a menos desperdiçadas em nossos voos a cada ano”. 


Uso da tecnologia 

A KLM tem utilizado os programas de inteligência artificial, que permitem que a companhia preveja quanto passageiros realmente vão embarcar em um voo, fazendo com que o número exato de refeições necessárias seja calculado, fazendo com queu a companhia reduza em até 63% a quantidade de desperdício de alimentos. Vale destacar que em números, isso equivaleria a uma economia de mais de 100 mil kg de refeições.

O modelo de Inteligência Artificial mais recente, foi desenvolvimento especificamente para as atividades da KLM, prevendo o número de passageiros a bordo de acordo com a base de dados históricos, fazendo com que o sistema de refeições a bordo receba o número esperado de viajantes por voo, com previsões separadas para todas as classes.

Foi realizada uma análise de três meses, que mostrou que 63% menos alimentos são desperdiçados em comparação com o serviço de refeição para cada passageiro que tenha realizado uma reserva. Essa melhoria também pode ser observada em voos intercontinentais – como nas rotas para o Brasil – onde a cada voo, em média 2,5 refeições a menos precisam ser jogadas fora.

A companhia também está ampliando no uso da tecnologia para outras partes de suas operações, como por exemplo tornando a manutenção das aeronaves mais inteligentes. Além disso, os programas estão sendo utilizados para simular dias com mau tempo previstos, fazendo com que a empresa organize melhor sua programação, evitando assim atrasos.


Comentário 

Ótima iniciativa da KLM em utilizar a Inteligência Artificial, para diminuir o desperdício de alimentos a bordo, além de utilizar em outras operações da companhia, como por exemplo na parte de manutenção. Vale destacar, que a companhia conseguiu reduzir em até 63% a quantidade de refeições que precisam ser descartadas após o voo.

O que você achou da novidade? Para mais informações, acesse o site da KLM.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Grupos de Alerta do PP
Grupos de Alerta do PPReceba alertas de passagens aéreas no seu WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.