O Grupo LATAM anunciou em coletiva de imprensa realizada hoje, 20 de julho, Marta Vieira da Silva como Líder Global de Diversidade e Inclusão. Segundo a companhia, numa parceria de longo prazo, a atleta vai ajudar o grupo em seu processo de transformação cultural para ser mais inclusivo e diverso dentro dos três pilares que a LATAM se comprometeu a atuar nos próximos anos: gênero, pessoas com deficiência e diversidade de profissionais.
Além disso, a companhia ainda informou que Marta ajudará a fortalecer a marca do grupo nos mercados em que atua, especialmente no Brasil, gerando uma conexão ainda mais forte no maior país que o grupo opera, dentro de uma estratégia de branding global.
“Temos profundo respeito pelo legado da Marta, que ultrapassa o futebol. Também temos total consciência de que há um longo caminho rumo à inclusão e a diversidade. Seja muito bem-vinda a bordo, Marta! A sua história emociona e inspira pessoas de diferentes lugares em todo o mundo a acreditarem em seus sonhos. Por isso, vamos juntos construir caminhos para um mundo sem fronteiras”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Que orgulho poder dizer para o mundo que agora Marta Vieira da Silva voa junto com a LATAM. Uma parceria que vai muito além de uma campanha. Marta é nossa nova Líder Global de Diversidade e Inclusão. Ter um ícone a bordo. É isso que nos faz voar.#EIssoQueNosFazVoar #MartaComLATAM pic.twitter.com/VDKb7Vqfu2
— LATAM Airlines Brasil (@LATAM_BRA) July 20, 2021
A Líder Global de Diversidade e Inclusão da LATAM
Brasileira, 6 vezes eleita a melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), Marta é embaixadora global da ONU Mulheres e Defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Com a LATAM, ela participará de ações internas e externas que vão ajudar o grupo a romper barreiras para construir um mundo sem fronteiras e com oportunidades iguais para todos.
Mais do que uma jogadora premiada, Marta tem forte relação com as questões de diversidade e inclusão, o que se conecta diretamente com o momento da LATAM, que busca romper barreiras para ser um ativo social importante em todos os países onde opera.
Por esse motivo, segundo a LATAM, o contrato de Marta com a LATAM é de longo prazo e prevê que o papel da jogadora vá além do uso de sua marca e se conecte com o momento atual do grupo e com a sua missão social.
“Estou muito feliz e honrada em trabalhar com a LATAM nesse projeto de longo prazo. Vamos jogar juntas para buscar as transformações que precisamos fazer. Quem me conhece sabe o que defendo: liberdade e oportunidade para todas e todos escolherem o que querem fazer no esporte ou em qualquer atividade nas suas vidas”, afirma Marta, nova Líder Global de Diversidade e Inclusão da LATAM.
Os compromissos de Diversidade do Grupo LATAM
Confira abaixo os compromissos de diversidade do Grupo LATAM:
- Para o grupo LATAM, nenhum gênero predomina sobre o outro, então trabalharemos ativamente para que a distribuição por gênero dos colaboradores do grupo seja indistintamente 60% – 40% até 2030.
- Negociações ativas serão realizadas para a distribuição de gênero.
- O grupo LATAM trabalhará para que a distribuição de gênero nos executivos seja indistintamente 60% – 40% até 2025.
- O trabalho será feito para que as pessoas com deficiência (PCD) representem pelo menos 5% dos trabalhadores do grupo LATAM até 2030.
- Potencializar a diversidade nos profissionais.
Ao longo da parceria, Marta participará, inclusive, de ações educativas internas na LATAM para desenvolver uma cultura mais diversa e inclusiva no grupo. Em contrapartida, a LATAM informou que também ajudará Marta a levar suas ideias e posicionamentos cada vez mais longe ao redor do mundo.