A LATAM é uma das empresas apoiadoras da organização de ajuda médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras durante o combate à pandemia de COVID-19. Com a doação de passagens nacionais, o objetivo da companhia é facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados com essa crise de saúde mundial sem precedentes.
“Estamos muito honrados de fazer parte desta parceria e possibilitar esse trabalho tão relevante que é realizado pelos Médicos Sem Fronteiras. A LATAM tem trabalhado em várias frentes desde o início da pandemia causada pelo Coronavírus, colaborando com o transporte de máscaras, respiradores, medicamentos, dentro e fora do País, com voos inéditos para China em parceria com o Governo. E ainda, viabilizando alimentos doados de norte ao sul do país. Agora também poderemos levar esses profissionais que são essenciais no cuidado com as vidas de milhões de brasileiros”, comenta Gislaine Rossetti, diretora de Assuntos Institucionais, Sustentabilidade e Regulatório da LATAM Brasil.
“Médicos Sem Fronteiras é uma organização sem fins lucrativos, independente, neutra e imparcial que tem como missão levar cuidados de saúde a populações que vivem em contextos de crises humanitárias. Só no Brasil, trabalhamos na linha de frente da pandemia do novo Coronavírus levando serviços de saúde a pessoas em situação de grande vulnerabilidade social em quatro estados brasileiros, dois deles na região amazônica. Percorremos distâncias muito grandes para estar junto dos nossos pacientes e por isso a parceria com a LATAM é de grande importância para a realização desse trabalho”, observa Leanne Neale, diretora de Captação do Médicos Sem Fronteiras Brasil.
Outras ações da LATAM durante a pandemia
Além da parceria com o Médicos Sem Fronteiras, desde o início da pandemia, a companhia está isentando a tarifa de passagens profissionais de saúde em geral – médicos, enfermeiros e demais especialistas – envolvidos no combate à pandemia, cobrando apenas a taxa de embarque.
A LATAM também vem contribuindo com o transporte dos itens essenciais para o abastecimento dos estados. Desde 2 de março, já foram realizados mais de 130 voos para o transporte cerca de 600 toneladas de materiais como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros e respiradores, além da doação de 23 toneladas de alimentos.