fbpx

LATAM avança no seu plano de descarbonização

Notícias

Por Equipe

O Grupo LATAM informou que deu mais um passo para uma operação carbono neutro ao anunciar a sua intenção de explorar oportunidades para a eliminação de CO2 por meio do sistema de captura e armazenamento direto de carbono no ar (DACCS, na sigla em inglês).

LATAM Boeing 787-9

Este anúncio será feito de forma colaborativa e em associação com outros players do setor após a assinatura de uma carta de intenções com a Airbus, um documento também assinado pela Air Canada, easyJet, International Airlines Group, Lufthansa Group e Virgin Atlantic para avaliar esse tipo de tecnologia.

Com a adoção destas medidas, a LATAM se torna o primeiro grupo de companhias aéreas da América Latina a explorar essa tecnologia que permite filtrar e capturar o CO2 da atmosfera para depois armazená-lo de forma segura e permanente em grandes profundidades. O anúncio faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, que busca ser carbono neutro até 2050.

Para atingir seus objetivos, a LATAM informou que está trabalhando em seu pilar de Mudanças Climáticas, que inclui a implementação de medidas e melhores práticas para o uso eficiente de combustível para redução de emissões , o desenvolvimento do SAF (sustainable aviation fuel) e o apoio à conservação de ecossistemas estratégicos. Recentemente o compromisso de utilizar até 5% de SAF em suas operações até 2030, priorizando a produção na América do Sul.

“O DACCS representa uma forma inovadora não apenas de remover o dióxido de carbono da atmosfera, mas também tem o potencial de desempenhar um papel no desenvolvimento de combustíveis sintéticos sustentáveis para aviação”, afirmou Juan José Tohá, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do LATAM Airlines Group.

O executivo acrescentou que no “caminho para a neutralidade de carbono, o trabalho colaborativo é fundamental e que não existe uma solução única. De acordo com ele, isso foi o que levou a empresa a adotar diferentes medidas para chegar à emissões líquidas neutras, incluindo mais eficiência, combustíveis de aviação sustentáveis e novas tecnologias, apoiadas pela conservação de ecossistemas estratégicos e compensações de qualidade”.


Tecnologia DACCS 

O DACCS é uma tecnologia de alto potencial que permite que até 90% das emissões de CO2 sejam filtradas e removidas do ar usando ventiladores e absorvedores em uma instalação neutra em carbono alimentada por fontes de energia de emissão zero. Depois de filtrar ou remover as emissões de CO2, ele as armazena de forma segura e permanente em campos subterrâneos de petróleo e gás esgotados ou formações salinas profundas.

LATAM descarbonização

Como a indústria da aviação é incapaz de capturar as emissões de CO2 liberadas na atmosfera, uma solução direta de captura e armazenamento de carbono no ar permitiria que a indústria extraísse as emissões de suas operações diretamente do ar atmosférico.

A extração de carbono diretamente do ar e seu posterior armazenamento permanente constituem uma grande inovação complementar ao uso de novas tecnologias, ao uso de combustíveis sustentáveis e à proteção de ecossistemas estratégicos, mas que é fundamental, como o Grupo Intergovernamental de Especialistas da ONU concluiu sobre Mudanças Climáticas, estabelecendo que o sequestro de carbono é uma das medidas necessárias para limitar o aquecimento global a 1,5°C.


Muito bom ver que sustentabilidade chegou para ficar nas estratégias das empresas aéreas! O que achou do anúncio?

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 25% de desconto!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis
Hotéis
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.