fbpx

LATAM Brasil conclui projeto de rebranding em todas as aeronaves da família A320

Notícias

Por Equipe

A LATAM Brasil anunciou a conclusão do projeto de rebranding de toda as aeronaves da família A320 – composta por 109 aeronaves dos modelos Airbus A319, A320 e A321 – com a pintura da marca e identidade definidas pelo grupo após a fusão entre a LAN e a TAM em 2012.

O rebranding da frota foi executado no LATAM MRO (sigla para Maintenance, Repair and Overhaul; ou Manutenção, Reparo e Revisão Geral), a unidade de manutenção do Grupo LATAM localizada em São Carlos, interior de São Paulo. Ao todo, 48 profissionais trabalharam por mais de 1.500 horas, cada um, no LATAM MRO, que é reconhecido pela excelência de serviços prestados na consolidação de outros projetos da empresa, como o de reconfiguração e modernização dos interiores das cabines de aeronaves, o retrofit.

Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil, disse que  a pintura dos aviões foi mais um dos projetos da LATAM que tive que ser repensado e para ter o melhor aproveitamento diante do cenário da pandemia. Assim como muitos que estavam em andamento, ele teve que ser interrompido mas depois foi retomado, assim que identificaram uma melhora da situação e havia uma oportunidade única ao ter inúmeros aviões fora de operação. Peronti concluiu falando que ver este projeto tão significativo concluído, ainda mais no cenário de retomada, é uma grande conquista para a LATAM.

O projeto de rebranding da marca LATAM também envolve mais 9 aeronaves que operam no Chile, Colômbia e no Peru. A pintura das aeronaves dessas afiliadas também será realizada pelos profissionais do LATAM MRO, em São Carlos. A previsão é de atualizar a frota desses países até o final de janeiro de 2022.

Existem outras 6 aeronaves da Família A320 com pintura antiga e que ainda estão em operação no país. Elas não receberam o rebranding, já que serão retiradas da frota da companhia ao longo de 2022.


O processo de rebranding

Foi em 2016 que a companhia deu início ao projeto de pintura da marca LATAM em todas as suas aeronaves, que foi dividido em quatro etapas:

  1. Na primeira fase, aconteceu a aplicação de removedor de tinta somente na cauda da aeronave para retirar a antiga logo;
  2. Na segunda fase, uma lixadeira entrou em cena para retirar as cores da fuselagem e da asa;
  3. Na terceira etapa, a pintura da nova marca foi desenhada no avião;
  4. Na última fase, ocorreu a aplicação verniz para garantir brilho, durabilidade e evitar atrito do ar.

Em busca de otimizar os custos, a LATAM optou pela pintura parcial das aeronaves em outubro de 2020. Para isso, foi utilizada uma técnica que consiste em aplicar a nova imagem e as cores principais, garantindo a economia de 47% no uso de tinta e de tempo na execução do projeto, quando comparado à pintura total. Com o andamento do projeto, a companhia também aproveitou para incluir pela primeira vez a pintura da marca LATAM na barriga das aeronaves.

Para tornar o projeto possível, profissionais de diversas áreas do LATAM MRO, incluindo técnicos de manutenção e de pintura, ficaram cinco dias dedicados à atualização de cada aeronave. Foram, ao todo, 1.240 horas de cada profissional dedicadas à pintura total e 560 horas de cada profissional dedicadas à pintura parcial. Cerca de 500 litros de tinta e 120 litros de verniz foram usados para todo o projeto.

No vídeo a seguir, publicado no canal da empresa no YouTube em 2018, é possível ver um pouco de como funciona o processo da pintura das aeronaves. Lembre-se que o processo sofreu mudanças em 2020:


Criação da marca LATAM

Todo processo de criação da marca LATAM se deu após a conclusão da fusão entre LAN e TAM, em 2012. A nova marca foi apresentada mundialmente em 2015, para reunir todas as afiliadas de passageiros e de carga que integram o Grupo LATAM. Em 2016, a LATAM estreou a sua nova marca nova marca global nos seus aviões, uniformes e aeroportos.

“A identidade LATAM visível de forma ampla em aeroportos e aeronaves é um dos pontos mais importantes para a consolidação da nossa marca. Por isso, a conclusão da renovação da pintura das aeronaves se faz ainda mais relevante na nossa relação com os clientes”, destacou Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$10 na Conta Americana da Nomad!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.