Se você tem planos de adquirir passagens para voar com a LATAM é bom ficar atento, já que a partir de 12 de julho a companhia deve voltar a aplicar as regras normais (pré-pandemia) na compra de bilhetes. Com isso, as alterações voluntárias de bilhetes deixam de ser isentas de taxas e passam a seguir as regras da tarifa adquirida, além de diferença tarifária (se aplicável).
O que diz a LATAM
“A LATAM informa que as novas regras comerciais informadas em seu site estão previstas para serem aplicadas às solicitações realizadas a partir de 12 de julho de 2021. A princípio, até 11 de julho de 2021, a LATAM permanecerá adotando as flexibilizações comerciais anteriores.
A companhia ainda reforça que até 31 de dezembro de 2021 estará disponibilizando crédito integral para aqueles passageiros que não desejarem mais voar (voos a serem operados até essa mesma data) bem como procedendo com reembolsos de acordo com as regras tarifárias para os passageiros que preferirem o cancelamento total de seu contrato.”
Como funciona?
Veja abaixo quais são as regras aplicadas em caso de alteração voluntária pelo passageiro. Repare na tabela abaixo que, até o dia 11 de julho, não há cobrança de multa por remarcação. Já a diferença tarifária pode ou não ser aplicada dependendo da data em que foi adquirida a passagem,
Reembolso por Travel Voucher para voos em 2021
Apesar da mudança para as condições normais, a LATAM vai seguir oferecendo o crédito integral do valor pago na passagem através de Travel Voucher para alterações de voos comprados e programados até 31 de dezembro de 2021. Ou seja, quem adquirir uma passagem, ainda que a partir de 12 de julho, poderá solicitar o crédito para a companhia se optarem por não voar.
Comentário
Para quem tem planos para voar com a LATAM, vale ficar atento para essa mudança, já que as passagens adquiridas a partir de 12 julho, a princípio, voltarão a ter incidência de multa para remarcação voluntária, de acordo com as regras de cada bilhete.
O melhor cenário (até o final de 2021) para quem deseja alterar o voo será solicitar o Travel Voucher, com isso você não terá a multa da alteração e poderá utilizar o valor da passagem em uma nova emissão.
Já para os casos em que a alteração ocorra pela própria companhia, com mudanças superiores a a 30 minutos em viagens nacionais ou 1 hora em internacionais, o passageiro segue tendo direito de alterar seu voo sem incidência de multa ou diferença tarifária, ou podendo solicitar o reembolso integral.
Para ver todos os detalhes das regras para compra de bilhetes na LATAM clique aqui.