A LATAM deu início ao autoatendimento para despacho de bagagem no Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), em Curitiba. Depois de Congonhas, em São Paulo, este é o décimo segundo aeroporto brasileiro a contar com a tecnologia da companhia. Mais de 23 mil volumes devem passar mensalmente pelo serviço no aeroporto paranaense, reduzindo de 90 para 45 segundos o tempo médio que o passageiro ficaria em atendimento. Saiba mais detalhes!
Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, explicou que a medida vem para agilizar a vida pos passageiros. “Queremos que o nosso cliente tenha uma jornada no aeroporto cada vez mais ágil e simples e temos trabalhado constantemente para isso. Essa tecnologia é mais uma evidência disso e que com certeza irá facilitar a viagem dos passageiros que embarcam diariamente conosco por Curitiba”, afirmou Derick.
Despacho de bagagem express
Em 2023, 56% das bagagens de voos LATAM foram despachadas pelos próprios clientes em nos aeroportos de Brasília, Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo), Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Confins (Belo Horizonte) e Vitória.
O serviço tem ajudado os passageiros a economizar até 50% do tempo em atendimento.
Como funciona
O despacho de bagagem express da LATAM funciona nos terminais de autoatendimento da companhia. O processo é bem simples:
- Primeiramente, o passageiro imprime a etiqueta com os seus dados e fixa em sua bagagem;
- Depois, ele deve se dirigir ao balcão de entrega de bagagem, realizar a pesagem e o escaneamento do cartão de embarque e da etiqueta;
- Caso a bagagem esteja dentro do limite de 23 quilos, a esteira leva a bagagem para ser acomodada no avião e pronto.
Investimentos recentes da LATAM em Curitiba
A LATAM anunciou neste mês de junho que, a partir de 28 de outubro, começará a operar a rota Curitiba – Lima com três voos semanais. Com previsão de transportar até 43 mil passageiros por ano, a operação contará com recursos do PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional) lançado pelo Governo Federal para ampliação da conectividade aérea.
Esta é a segunda rota internacional da companhia no Paraná, depois de Curitiba – Santiago, inaugurada em 2022.
Comentário
Esse tipo de atendimento é um grande caso de amor e ódio. Há quem ame a praticidade de despachar sua mala sem ter que lidar com ninguém. Por outro lado, existem os passageiros que preferem a comodidade de ter um atendente à disposição para realizar a pesagem, etiquetagem e despacho da bagagem.
Diferenças a parte, ninguém gosta de perder tempo, e os números não mentem nesse caso. O autoatendimento tem se mostrado mais ágil, economizando até metade do tempo gasto no processo e tem sido tendência em diversas companhias e aeroportos.
Para comprar seus bilhetes com a LATAM, acesse o site oficial da companhia.
E você? Prefere esse tipo de serviço que você mesmo realiza ou acha melhor ter um representante da companhia para te atender?