A LATAM está com planos ambiciosos para o futuro, e a Argentina ocupa um papel central nessa estratégia. A companhia quer transformar o país em um novo hub na América do Sul, ampliando a conectividade regional e internacional. A expansão é impulsionada por mudanças regulatórias e pela chegada do Airbus A321XLR, aeronave que promete abrir novas possibilidades de rotas da companhia. Confira!
Argentina no centro da estratégia da LATAM
Durante a Assembleia Geral da IATA, o CEO da LATAM, Roberto Alvo, afirmou que a Argentina é um mercado estratégico para o grupo. Com hubs consolidados em Lima (LIM), São Paulo (GRU) e Santiago (SCL), a companhia vê a Argentina como uma ponte natural para conectar destinos ao sul desses centros operacionais.
Atualmente, a LATAM opera cerca de 35 voos internacionais por dia com destino à Argentina, indo além de Buenos Aires e atendendo cidades como Mendoza (MDZ), Tucumán (TUC) e, mais recentemente, Córdoba (COR), com a nova rota saindo de São Paulo (GRU). A abertura regulatória no país, especialmente o acordo de Céus Abertos para empresas chilenas, fortaleceu ainda mais esse plano, permitindo a retomada de voos como entre Buenos Aires (EZE) e Miami (MIA), operado via Santiago (SCL).
Segundo Alvo, a meta é clara, aumentar a presença da LATAM no país e integrá-lo de forma estratégica à malha internacional da companhia.
O papel do A321XLR e modernização da frota
Outro fator essencial para essa expansão é a chegada do Airbus A321XLR, prevista para 2027. A nova aeronave tem autonomia maior que os atuais narrowbodies, o que permitirá à LATAM operar rotas mais longas e diretas a partir de cidades hoje menos conectadas.
Mesmo com os atrasos globais na entrega de aeronaves, a LATAM segue modernizando sua frota. Em junho, o grupo recebeu dois novos Airbus A320neo, um para o Chile e outro para o Brasil. Além disso, investe na reconfiguração dos interiores, com Wi-Fi disponível em toda a frota de narrowbodies e assentos com portas deslizantes na executiva dos widebodies.
A companhia já superou o tamanho que tinha antes da pandemia e espera fechar 2025 com um crescimento de 20% em relação a 2019. Hoje, ela é responsável por 40% do tráfego internacional dentro da América do Sul e mantém voos que conectam o continente a destinos por todo o mundo.
Conheça Buenos Aires
Seria a cidade de Buenos Aires um pedaço de Paris na América Latina? Uma extensão do Brasil sulista, que apenas muda do nome Rio Paraná para Rio da Prata? Mesmo com tantos paralelos, sua essência é única. Não à toa, a capital do asado, do tango e do doce de leite é cheia de turistas — em grande parte, por brasileiros.
Buenos Aires é emoldurada pela cultura europeia com parte da sua arquitetura desenhada por parisienses. Além disso, latinos apaixonados dão vida aos espaços e a preservação do verde traz colorido à cidade. Nessa mistura, existem várias coisas para fazer em Buenos Aires e você é quem faz a cidade. Há, por exemplo, quem vá ao bairro Recoleta buscar o mais sofisticado, mas há também quem se desvie dali para buscar o mais underground. Ou seja, existe lugares para todos desfrutarem a capital da sua própria forma.
Para continuar lendo sobre Buenos Aires, acesse o conteúdo completo na Travel.
Desconto em hotéis, contas globais e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A LATAM tem um papel muito importante em conectar a América do Sul a si mesma e ao resto do mundo. A ideia de transformar a Argentina em um novo hub pode melhorar bastante a malha aérea da região, ainda mais com a chegada do A321XLR. Com mais rotas disponíveis, o mercado tende a ficar mais competitivo e, no final, quem sai ganhando são os passageiros.
Agora é esperar para ver os próximos passos da companhia na Argentina, como já acontece em Lima, Santiago e São Paulo.
Para garantir seus bilhetes com a LATAM, visite o site oficial da companhia.