A LATAM já vem se preparando para 2025 e anunciou mudanças em seu programa de fidelidade – o LATAM Pass. As novidades entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro e incluem, entre outras reformulações, novos benefícios, extensão do prazo de validade dos pontos ao voar com a LATAM, mais opções de acúmulo e resgate, categorias com qualificações mais simples e uma nova dinâmica para acúmulo de Pontos Qualificáveis. Confira!
Confira abaixo as mudanças que serão implementadas no LATAM Pass em 1º de janeiro de 2025 e utilize os jumplinks para acessar um tópico específico:
☞ pular para…
- Novos benefícios entre categorias
- Renovação da validade dos pontos voando com a LATAM
- Ganhe pontos com upgrade de cabine e mais
- Qualificação mais simples para Categorias Elite
- Nova mecânica de acúmulo de Pontos Qualificáveis
- Comentário
Novos benefícios entre categorias
Entre as principais mudanças do relançamento do LATAM Pass está a introdução de uma nova forma de conquistar benefícios adicionais, em que os clientes os recebem apenas ao alcançar uma nova Categoria Elite.
A partir de 1º de janeiro de 2025, conforme acumularem Pontos Qualificáveis e atingirem determinados objetivos dentro de cada categoria, serão ativados novos benefícios que poderão ser escolhidos pelo próprio cliente. Isto significa que quanto mais o cliente acumular Pontos Qualificáveis LATAM Pass, maior a quantidade de benefícios que ele poderá escolher.
A quantidade de Pontos Qualificáveis para alcançar os objetivos dentro de cada categoria e os benefícios que poderão ser escolhidos serão anunciados em breve pela LATAM.
Renovação da validade dos pontos ao voar com a LATAM
Uma outra novidade bem interessante que os passageiros voando com a LATAM poderão desfrutar, a partir de 2025, é de uma nova validade dos pontos sempre que voar com a companhia. Ela vai funcionar da seguinte forma:
O prazo de validade inicial dos pontos segue sendo de 24 meses, contados a partir da data de acúmulo.
Contudo, sempre que o cliente acumular pontos LATAM Pass em voos com a LATAM, todos os demais pontos serão renovados automaticamente por mais 36 meses, contados a partir da data do voo.
Ganhe pontos com upgrade de cabine, seleção de assentos e mais
A partir de janeiro de 2025, serviços adicionais adquiridos junto à passagem aérea serão recompensados com Pontos Qualificáveis e pontos LATAM Pass.
Ou seja, se o cliente optar por adicionar à sua passagem produtos como embarque prioritário, upgrade de cabine, bagagem adicional, seleção de assento ou direito de alteração de voo no mesmo dia, será recompensado com pontos além daqueles a que o voo dá direito.
Além disso, os pontos LATAM Pass acumulados poderão ser usados para resgatar serviços adicionais em voos da LATAM.
O primeiro deles, disponível a partir de janeiro de 2025, será o resgate com pontos de bagagem adicional.
Os demais serviços adicionais que poderão ser resgatados com pontos serão comunicados pela companhia à medida que estiverem disponíveis.
Qualificação mais simples para Categorias Elite
As novidades do LATAM Pass também garantem maior facilidade para que os clientes alcancem uma Categoria Elite. Para isto, a partir de 1º de janeiro a companhia eliminará a regra que exige um acúmulo mínimo de Pontos Qualificáveis em voos LATAM.
Isto significa que 100% dos Pontos Qualificáveis acumulados em voos LATAM, de companhias aéreas parceiras ou em gastos com o cartão de crédito serão considerados para manter ou dar acesso a uma nova Categoria Elite.
O programa passará a contar com quatro categorias Elite:
- Gold (a partir de 12 mil Pontos Qualificáveis);
- Platinum (a partir de 35 mil Pontos Qualificáveis);
- Black (a partir de 100 mil Pontos Qualificáveis); e
- Black Signature (a partir de 200 mil Pontos Qualificáveis).
Essas categorias passam a ser alcançadas integralmente com Pontos Qualificáveis, sendo eliminada a opção de qualificação por trechos.
Clientes da Gold Plus que atingirem a quantidade de Pontos Qualificáveis necessários para mantê-la em 2025 seguirão desfrutando dos benefícios da categoria até março de 2026.
Já clientes da Platinum que sofrerem downgrade (retroceder a categoria) também terão acesso aos benefícios da Gold Plus até esta data.
Nova mecânica de acúmulo de Pontos Qualificáveis
Por fim, mais uma das novidades que foram anunciadas para o LATAM Pass em 2025 está a nova mecânica de acúmulo de Pontos Qualificáveis, que são aqueles responsáveis por fazer você subir ou se manter na categoria.
Para ampliar a quantidade de Pontos Qualificáveis acumulados em voos da LATAM, novos multiplicadores foram implementados para oferecer maior compensação de acordo com a tarifa adquirida.
No modelo atual, o multiplicador considera apenas se o voo é doméstico (valor da tarifa multiplicado por 2,5) ou internacional (valor da tarifa multiplicado por 6).
A partir de 1º de janeiro de 2025, as tarifas Economy Light e Standard oferecerão 20% a mais de Pontos Qualificáveis em voos domésticos. A grande novidade é a pontuação adicional para as tarifas Economy Full, Premium Economy e Premium Business, que oferecerão 50% a mais de Pontos Qualificáveis.
Com a mudança, a partir do ano que vem, o acúmulo de pontos na compra de passagens aéreas passará a ser da seguinte forma:
Tarifas Economy Light e Standard
- 3 pontos por real gasto em voos domésticos;
- 6 pontos por dólar gasto em voos internacionais.
Tarifas Economy Full, Premium Economy e Premium Business
- 4,5 pontos por real gasto em voos domésticos;
- 9 pontos por dólar em voos internacionais.
Para mais informações acesse este site.
Atente-se que há diferença na moeda de conversão entre voos domésticos (real) e internacionais (dólar).
Comentário
As mudanças são bem interessantes e, de acordo com a companhia, é esperado que elas ampliem a concessão de benefícios para 50% a mais de clientes no Brasil, reduza a quantidade de pontos vencidos em pelo menos 29% e aumente em 20% a quantidade de Pontos Qualificáveis acumulados no Brasil.
Vale ressaltar que, apesar de ser anunciada hoje, 1º de outubro, as novidades só entrarão em vigor no LATAM Pass a partir de 1º de janeiro de 2025. Até lá, é esperado, também que LATAM informe algumas novidades, como por exemplo o benefício de cada categoria, bem como a possibilidade de usar os pontos LATAM Pass em outros serviços adicionais.
Você gostou das mudanças no LATAM Pass? Conte para nós nos comentários! Para mais informações, acesse o site da LATAM.