fbpx

LATAM recebe seu sétimo A320neo e amplia distribuição de Eco Kits em rotas internacionais

Notícias

Por Igor Tonetti

A LATAM anunciou algumas novidades que reforçam o compromisso da companhia com a sustentabilidade nas frentes de Mudanças Climáticas. Dentre elas, temos a chegada do seu sétimo Airbus A320neo na frota da LATAM Brasil, o qual emite menos CO2 e 50% menos óxido de nitrogênio, e a ampliação de 2 para 4 do número de rotas internacionais que oferecem aos passageiros os Eco Kits feitos com materiais mais sustentáveis.

LATAM A320neo

Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil e responsável pela área de Sustentabilidade, está otimista com o avanço no cumprimento das metas estabelecidas pelo Grupo, pois vê crescer o número de entregas em 2022. “Temos um longo caminho para atingirmos nossos objetivos dentro de uma ousada, porém necessária, estratégia para uma atuação mais sustentável em nosso setor. No entanto, estamos gradativamente e estruturalmente incorporando a sustentabilidade em todas as frentes definidas para nosso negócio”, explica.


Chegada do A320neo

A sétima aeronave Airbus A320neo (matrícula PR-XBI) da LATAM Brasil já está no hangar da companhia localizado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), e é uma das 70 unidades encomendadas pelo grupo para modernização e aumento de eficiência da sua frota. A previsão é de que o avião comece a voar em agosto, em um momento de retomada do setor aéreo e de crescente busca por viagens no Brasil.

O A320neo é um modelo equipado com motores mais eficientes, melhorias aerodinâmicas e tecnologias que proporcionam um consumo de combustível 20% menor, menor emissão de CO2, com redução de 50% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora. A aeronave também é equipada com um software que reduz em mais de 60 mil toneladas a emissão anual de C02 ao otimizar a sua trajetória de pouso.


Eco Kits em mais voos internacionais

Os passageiros das rotas São Paulo-Miami e Santiago-Madri foram os primeiros a experimentar os novos Eco Kits de Viagem no serviço de bordo da LATAM desde fevereiro deste ano. Agora, além deles, quem viajar na cabine Premium Business dos trechos Guarulhos-Madri e Santiago-Miami também vai contar com a novidade.

Os kits incorporam materiais mais sustentáveis, como escovas de bambu com tampa de cana-de-açúcar e embalagens em papel kraft, com objetivo de reduzir ao máximo o uso de materiais plásticos. Além disso, a arte de artistas sul-americanos foi incorporada ao design, incluindo a obra do brasileiro Hamilton Aguiar. Confira abaixo o novo produto:

A previsão é de que todas as rotas internacionais operadas pela LATAM Brasil tenham os novos Eco Kits de Viagem até outubro deste ano. Enquanto isso, em consonância com a pauta sustentável do grupo, todos os passageiros da classe Premium Business já contam com bolsas reutilizáveis ​​para guardar os seus itens.


Sustentabilidade na LATAM

Veja outros avanços da agenda de Sustentabilidade do grupo LATAM nas frentes de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado:

  • LATAM é a primeira aérea do Brasil a utilizar energia elétrica em operações de solo

Desde 28 de junho deste ano, a operação de Ground Handling (ou atendimento de rampa) de, pelo menos, 50% dos voos da LATAM em Belo Horizonte passou a ser realizada por equipamentos movidos a energia elétrica em vez de diesel. Esta iniciativa faz com que a LATAM deixe de emitir 114 toneladas de CO2 nos próximos 12 meses no aeroporto mineiro, o que corresponde ao consumo dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação atual.

  • LATAM protagoniza o desenvolvimento do SAF (Sustainable Aviation Fuel)

No primeiro semestre de 2022, a LATAM anunciou que buscará utilizar 5% de combustível sustentável até 2030, privilegiando a produção da América do Sul. No Brasil, por exemplo, a companhia está participando ativamente das discussões que envolvem a criação de uma política pública em relação aos combustíveis sustentáveis de aviação.

  • LATAM já compensa emissões

Em todas as sextas-feiras desde meados de março de 2022, o grupo LATAM compensa as emissões geradas em 9 rotas emblemáticas de sua operação. No Brasil, são elas: a Ponte Aérea Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas e de cargas Brasília-Belém.

  • LATAM adota upcycling de uniformes usados

Em janeiro de 2022, a LATAM deu início ao seu primeiro projeto de upcycling (reutilização criativa) de uniformes usados por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS). A iniciativa, que começa com o reaproveitamento de 10 toneladas de uniformes usados, também está desempenhando papel importante para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social.

  • LATAM e o Recicla Sua Viagem

Em breve, após a recente retomada do serviço de bordo, o programa de reciclagem a bordo será implementado nos voos domésticos da LATAM Brasil.

  • LATAM adiciona novas parcerias sociais ao programa Avião Solidário no Brasil

Em 2022, todas as ONGs já apoiadas pela LATAM no Brasil (Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões e entre outras) estão sendo incorporadas ao programa Avião Solidário, que coloca toda a infraestrutura e conectividade da companhia à disposição da sociedade em situações humanitárias de Saúde, Desastres Naturais e Preservação Ambiental. Assim, as ONGs recebem doação de passagens aéreas e acesso gratuito ao transporte de carga para que possam cumprir as suas missões no Brasil.


As iniciativas anunciadas pelo grupo LATAM estão totalmente conectadas com a sua estratégia de Sustentabilidade, anunciada em 2021. Dentro do pilar de Mudanças Climáticas, a empresa pretende reduzir e neutralizar 50% das suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050. Já no pilar de Economia Circular, a LATAM busca ser um grupo zero resíduo para aterros sanitários até 2027 e, para isso, comprometeu-se a eliminar todos os plásticos de uso único até 2023.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 25% de desconto!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis
Hotéis
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.