Com o objetivo de aprimorar a experiência de seus passageiros, a LATAM anunciou um investimento superior a US$ 40 milhões na renovação de 37 aeronaves Airbus A319 de sua frota de corredor único. A modernização, conhecida no setor aeronáutico como retrofit, contempla mudanças significativas no interior das cabines.
“Com essa renovação de 19 aeronaves voltadas para rotas no Peru e no Equador, e outras 18 destinadas ao mercado brasileiro, não estamos apenas modernizando nossa frota, mas também levando a essência da América do Sul para o interior de nossos aviões“, afirmou Jaime Cornejo, gerente de Interior de Cabines, Entretenimento a Bordo e Conectividade do Grupo LATAM Airlines.
Retrofit dos A319 da LATAM
O retrofit dos A319 da LATAM inclui a instalação de novos assentos Collins Meridian, com mais conforto, reclináveis e equipados com apoio de cabeça. Os passageiros também contarão com mais espaço para armazenar itens pessoais, pontos de conexão USB dos tipos A e C, além de suportes para celulares e tablets. Toda a frota atualizada será equipada com Wi-Fi e acesso ao sistema de entretenimento LATAM Play, disponível para dispositivos pessoais.
O novo projeto de interior também traz diferenciações nas cabines Premium Economy e Economy, marcando o primeiro programa da companhia com um conceito de design inspirado na América do Sul. Elementos da natureza, arquitetura, paisagens e cultura urbana da região foram incorporados em estofados, carpetes, cortinas e acabamentos da cabine, utilizando técnicas de construção e materiais locais.
Comentário
O processo de retrofit está sendo conduzido nos centros de manutenção da LATAM em São Carlos (Brasil), Lima (Peru) e Santiago (Chile). A primeira aeronave começou a ser modificada em 7 de maio deste ano, e a conclusão total do programa está prevista para ocorrer entre o final de 2026 e o início de 2027. Cada aeronave leva de duas a três semanas para ser renovada.
Essa iniciativa se soma a outro grande projeto da companhia: a modernização das cabines de suas aeronaves Boeing 787, que exigiu um investimento de US$ 360 milhões. As melhorias incluem novas suítes Recaro R7 na classe Premium Business, com portas deslizantes e design inspirado nas belezas naturais sul-americanas, além de novos assentos ergonômicos na classe Economy, maior conforto e sistemas de entretenimento atualizados.
O que achou do novo interior?