A LATAM apresentou seu novo menu para voos internacionais com mais de 7 horas, saindo do Brasil. O menu é assinado pela Chef brasileira Débora Shornik, em colaboração com a peruana Andrea Suárez, que fazem parte do Sabores que transportam, uma nova fase do programa Sabor à Brasileira.
Segundo Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM, o Programa Sabores que Transportam promove um intercâmbio gastronômico criativo entre Chefs brasileiras e sul-americanas.
“Após apresentarmos ao mundo o talento de chefs brasileiras e a riqueza gastronômica de cada região do Brasil, promovemos agora trocas com outras talentosas chefs da América do Sul para explorar o potencial de combinações existente em nossa região, trazer surpresas gastronômicas a bordo para os nossos clientes e continuar posicionando a LATAM como uma marca que fomenta o talento local”.
Novo menu de bordo
Para os voos internacionais de longa duração partindo do Brasil pela LATAM, a Chef brasileira Débora Shornik e a Chef peruana Andrea Suárez assinaram um novo menu nas classes Executiva e Econômica.
Os pratos são inspirados nas culturas brasileiras, especialmente da região Norte do Brasil, e peruanas, a partir de ingredientes regionais que mesclam a popularidade e a sofisticação. Veja a seguir o novo menu:
Entrada
Palmito grelhado, abacaxi, tomate, rabanete e macadâmias
Prato principal
Pirarucu grelhado ao molho huancaína, batata nativa gratinada e farofa de quinoa com milho
Sobremesa
Brioche, queijo minas frescal, coco e goiaba.
Débora Shornik e Andréa Suarez
Além de compartilharem uma paixão pela gastronomia, ambas as Chefs encontram inspiração nas culturas do Brasil e do Peru.
A chef paulista Débora Shornik é nascida e criada em São Paulo. Iniciou sua carreira em 2002, no restaurante Spot, atuando como garçonete. Já atuando na cozinha, trabalhou com a Chef Paola Carosella, no restaurante Arturito, onde chegou a ser Chef executiva. Durante uma visita à Região Norte, se apaixonou pelo Amazonas e suas riquezas naturais.
Dessa maneira, Débora desenvolveu a habilidade de trabalhar com ingredientes raros e locais e hoje está à frente do Restaurante Caxiri, que fica ao lado do Teatro Amazonas, e serve culinária amazônica com ingredientes orgânicos de famílias produtoras, além de peixes locais como Pirarucu, Tambaqui e Matrinxã.
Já Andrea Suárez é formada pela prestigiada escola e fundação de culinária Pachacútec, do chef peruano Gastón Acurio. Atualmente trabalha no Cosme, um dos restaurantes mais importantes de Lima.
A Chef foi escolhida para surpreender com sua culinária e levar a identidade local peruana, tão característica por sua gastronomia, a múltiplos destinos. Pensando nisso, Suárez sabe escolher não apenas bom ingredientes, como também tem a habilidade utilizá-los da forma que só uma chef experiente poderia montar.
Sabor à Brasileira e Sabores que Transportam
O Sabor à Brasileira é um programa da LATAM que empodera e dá visibilidade ao talento de Chefs brasileiras.
Nesse sentido, a série apresenta um novo prato a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil. Todas as regiões do país já foram representadas. O programa já contou com pratos assinados por renomadas Chefs como Nara Amaral, Manuelle Ferraz,Júlia Tricate, Ariani Malouf e Jenete Borges.
Agora, a iniciativa contará com menus desenvolvidos em colaboração com outras chefs sul-americanas que assinam o cardápio de voos internacionais da LATAM no Chile, Peru, Equador e Colômbia por meio do programa Sabores que Transportam.
Comentário
Assim sendo, caso você voe com LATAM, nas classes Executiva e Econômica saindo do Brasil para voos de longa duração, poderá experimentar um novo menu a bordo, inspirado na culinária sul-americana.
Dessa forma, a iniciativa da companhia visa melhorar a experiência de voo dos passageiros, principalmente os que prezam por uma boa refeição. Além disso, a iniciativa preza em valorizar as mulheres Chefs de cozinha do nosso país.
Para conhecer trabalho da Chef brasileira, reserve sua passagem no site da LATAM.