No mês passado, a LATAM suspendeu o transporte animais de estimação em voos de/para os Estados Unidos a partir do dia 31 de julho de 2024, até novo aviso. Agora, a suspensão já tem data para acabar. Saiba nessa matéria quando será!
Entenda o contexto
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estabeleceram uma série de requisitos para a entrada de cães e gatos (incluindo cães de serviço) para importadores e companhias aéreas. Esses requisitos visavam mitigar o risco à saúde pública associado à variante do vírus da raiva (DMRVV), que pode ser transmitido a humanos por cães e gatos. Por isso, a LATAM suspendeu o transporte dos animais de/para o país.
Decisão da LATAM
Em nova nota, a LATAM informou uma data de fim para a suspensão do transporte. Confira o comunicado oficial da companhia, publicado ontem (20):
São Paulo, terça-feira 20 de agosto de 2024 20:00 horas
A LATAM Airlines Brasil esclarece que, devido às novas restrições informadas pelas autoridades dos Estados Unidos, o serviço de transporte de cães em porão ou cabine de/para os Estados Unidos em voos da LATAM está suspenso entre 31 de julho de 2024 e 31 de agosto de 2024. Durante esse período, a companhia fará as implementações requeridas para fornecer o serviço em cumprimento às novas exigências sanitárias de ingresso no país.
A LATAM reforça que gatos, cães de serviço e outros pets que estejam retornando para sua origem não são afetados pelo embargo neste período. Todos os clientes afetados pela proibição foram contatados e receberam flexibilidade para alterar a data de voo ou requerer reembolso.
Comentário
Assim sendo, essa é uma boa notícia para aqueles que planejam viajar com seus animais de estimação com a LATAM de/para os Estados Unidos. A medida que estava em vigor até novo aviso, já tem data para acabar.
Para se manter atualizado, acompanhe o site da LATAM.