fbpx

Lembrete! Último dia para resgatar voos com a tabela fixa do LATAM Pass antes do reajuste

Notícias

Por Ana Zacaron

Conforme anunciamos aqui no PP, o LATAM Pass divulgou uma nova tabela fixa para resgates com companhias parceiras, que entrará em vigor a partir de amanhã (05). Sendo assim, hoje é o último dia para resgatar passagens com o preço antigo. Na prática, apenas uma rota foi impactada: Brasil – Oriente Médio (e vice versa).

Vale a pena comprar milhas LATAM Pass com desconto


☞ pular para…


Como funciona o resgate de voos de parceiros

Para quem não está familiarizado com o processo, em voos operados 100% por companhias parceiras, os resgates possuem valores tabelados, variando de acordo com origem e destino. O programa possui uma tabela de regiões, indicando os países que são contemplados em cada região.

Por exemplo, um voo entre São Paulo e Doha é considerado como um voo entre as regiões Brasil e Oriente Médio. Quando operado por uma companhia parceria, como a Qatar Airways, o seu resgate terá, portanto, um valor fixo. Já se for operado pela própria LATAM, ele possuí valores flexíveis, podendo estar mais barato ou mais caro em relação ao parceiro, dependendo de fatores como data, disponibilidade e promoções.

Para saber mais sobre o assunto, confira esse post.


Novos valores

Com a mudança da tabela, apenas uma rota foi impactada com aumento de valor: Brasil – Oriente Médio (e vice versa). Veja abaixo os valores vigentes até hoje e os novos valores que começam a ser praticados amanhã.

Brasil x Oriente Médio – Classe Econômica

  • Antes: 54.000
  • Agora: 73.000

Brasil x Oriente Médio – Premium Economy

  • Antes: 99.000
  • Agora: 133.000

Brasil x Oriente Médio – Classe Executiva

  • Antes: 120.000
  • Agora: 162.000

Brasil x Oriente Médio – Primeira Classe

  • Antes: 156.000
  • Agora: 210.000

Como emitir a tabela fixa do LATAM Pass

A LATAM permite que você use seus pontos do LATAM Pass para viajar com suas companhias parceiras. A quantidade de pontos necessária para cada emissão é fixa e segue uma tabela de emissão pré-definida, como mostramos no tópico anterior.

Estes voos costumam ter disponibilidade limitada, já que dependem de quantos assentos a companhia parceira disponibiliza. Deste modo, a Latam não tem controle, por exemplo, de quantos assentos a Qatar ou a Delta vão liberar para os parceiros. Quem faz isso é a própria empresa que opera o voo.

Por se basearem em tabelas fixas, essas emissões dependem somente de disponibilidade e não sofrem flutuações na quantidade de pontos necessária. No entanto, desde a mudança do programa do LATAM Pass, as passagens só são possíveis de serem resgatadas através do Call Center, pelo telefone 4002-5700 ou pelo WhatsApp da Latam (+56968250850). Se você procurar pelo site, é provável que encontre os mesmos voos, mas precificados como tarifa comercial, que é bem mais cara que a tarifa award disponibilidade via call center.


Quais trechos podemos emitir na rota Brasil x Oriente Médio?

Quando falamos em Brasil e Oriente Médio com o LATAM Pass, a primeira coisa que pensamos, sem dúvidas, é o trecho de São Paulo (GRU) a Doha (DOH), com a Qatar Airways. Mas você sabia que essa não é a única rota possível de emitir na tabela fixa para o Oriente Médio?

Para saber nossas opções, é só consultar a tabela de regiões do LATAM Pass, através deste link. Por ele, é possível descobrir quais outros países são considerados Oriente Médio e conseguir maximizar a nossa emissão. Veja abaixo:

Eu mesma fiz uma simulação através do WhatsApp do LATAM Pass, para o trecho GRU-DOH-IST, para mostrar para vocês que é possível! Pedi a atendente o trecho GRU-DOH-IST em classe executiva, pedindo para que procurasse montando a conexão. Perceba que o trecho tarifou a 120.000 pontos + R$289,05 de taxas. Confira abaixo:

Sabemos, no entanto, que emitir passagens com o LATAM Pass demanda tempo devido ao elevado número de chamados no call center da companhia – principalmente hoje, uma vez que é o ultimo dia para resgatar voos para o Oriente Médio no preço antigo. Essa demora, por sua vez, é esperada, já que a emissão é realmente uma bagatela, não? Os mesmos voos, em classe executiva, custariam mais de 40 mil reais o trecho!

Se você deseja tentar fazer este ou outro resgate, tenha paciência e lembre-se: no outro lado da linha, existe uma pessoa que está ali para realizar seu trabalho; portanto, seja gentil e cordial. Afinal, todos nós gostamos de ser tratados com educação, não é mesmo? O mesmo vale para o atendente que está do outro da linha. 😉


Como encontrar disponibilidade com a Qatar Airways

Para encontrar a disponibilidade de tarifas awards da Qatar Airways, podemos usar os sites de outras companhias da oneworld, aliança área da qual a Qatar faz parte. Um exemplo é o site da American Airlines ou do Iberia Plus. Lembre-se de que utilizamos o site destas companhias parceiras apenas para buscar a disponibilidade, não para emitir. Sendo assim, você deve desconsiderar o valor que aparecerá nestes programas, uma vez que não é o valor cobrado pelo LATAM Pass.

De todos os sites, o da American Airlines é, sem dúvida, o mais fácil de procurar. A companhia norte-americana possui um dos maiores acervos awards disponibilizados de forma online do mundo. Para pesquisar, é simples:

  1. Acesse o site da American Airlines;
  2. Selecione as datas e trechos pretendidos;
  3. Selecione “Resgatar com milhas” e avance para “Localizar voos”.

Confira abaixo como deve ser sua pesquisa. Nesse exemplo, coloquei o trecho São Paulo (GRU) x Doha (DOH):

Após preencher, avancei a tela para “Localizar voos”. Encontrei o voo QR774 com disponibilidade em Classe Econômica e um assento em Classe Executiva.

Caso você queira fazer uma emissão até outro país do Oriente Médio para maximizar sua emissão, como Dubai ou Istambul, na Turquia, basta procurar o outro voo de forma separada no site da American Airlines. Ou seja, procure primeiro GRU-DOH e depois repita a pesquisa para DOH-DXB ou DOH-IST, ou ainda qualquer outro trecho desejado.

Com a disponibilidade encontrada e com a data em mãos, basta ligar no Call Center do LATAM Pass ou mandar uma mensagem no WhatsApp da companhia para emitir o seu voo.

Mas atenção! Duas dicas são importantes durante o seu telefonema com o agente do call center:

  • Nunca fale “eu encontrei disponibilidade no site da American Airlines”! Provavelmente você receberá uma negativa porque o atendente não conhece os “macetes” que você utilizou para encontrá-la;
  • Se, por acaso ele não encontrar a disponibilidade, agradeça e ligue novamente (e repita o processo quantas vezes for necessário). Em certas ocasiões, os atendentes desconhecem as regras ou o próprio sistema não consegue tarifar de forma adequada o itinerário desejado.

Compre seu Seguro Viagem com desconto

Pretende fazer a  emissão deste trecho e ainda não contratou o seu Seguro Viagem? Então aproveite nossos cupons de desconto exclusivo da Ciclic.

Cupom: PASSAGEIRODEPRIMEIRA | 70% de desconto
Destino: mundo

Clique aqui para comprar o seu Seguro Viagem com desconto e aproveitar o seu próximo destino com tranquilidade!


Comentário

Não há dúvidas de que o aumento dos valores para resgatar voos entre o Brasil e o Oriente Médio na tabela fixa do LATAM Pass seja uma má notícia. Saiba, no entanto, que reajustes são comuns, tendo em vista, principalmente, à inflação – conforme você pode observar nesta matéria Inflação das Milhas – Saiba como se proteger!, onde abordamos exatamente os possíveis motivos do aumento. Todavia, é importante que tais mudanças sejam comunicadas com maior aviso prévio para que os clientes consigam se proteger e planejar sua próxima viagem com mais tempo.

Caso você queira aproveitar o último dia para resgatar antes do reajuste, saiba que será preciso ter paciência. Eu mesma tive que fazer diversos contatos para conseguir e a demanda realmente está alta.

Lembre-se de que o objetivo dessa matéria não é recomendar o resgate, tampouco fazer julgamentos sobre a facilidade ou dificuldade de possíveis emissões. Aqui, queremos apenas fazer um lembrete para quem já estava pensando em realizar alguma emissão e mostrar quais são as possibilidades disponíveis.

Você vai continuar usando os pontos LATAM Pass para emitir passagens para o Oriente Médio? Para mais informações sobre as novas tabelas, clique aqui.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.