Lufthansa transforma Airbus A350 em um laboratório de pesquisa voador

Notícias

Por Equipe

A Lufthansa transformou um de seus principais aviões em um laboratório de pesquisa climática voador. O Airbus A350-900, apelidado de Erfurt com matrícula D-AIXJ, passou por reforma no centro técnico da empresa (a Lufthansa Technik) e vai começar a coletar dados atmosféricos que a companhia vai fornecer para vários institutos de pesquisas.

Lufthansa A350-900 laboratório

A conversão está em fase de planejamento há quatro anos envolvendo mais de dez empresas (Lufthansa, Lufthansa Technik, Airbus, Saf-ran, enviscope e Dynatec) bem como o Karlsruhe Institute of Technology (KIT) como representante de um consórcio científico maior. Como grande parte da frota da Lufthansa está parada, a companhia aérea não precisou retirar o A350 das operações para a realização das obras. Até o momento, a Lufthansa instalou o sistema de entrada de ar na barriga da aeronave. Em seguida, testou a inserção do sistema CARIBIC antes de calibrá-lo.

Sistema de entrada de ar instalado na barriga da aeronave. Divulgação: Lufthansa

Durante a transformação do avião, a Lufthansa instalou o que chamou de laboratório de medição CARIBIC (Civil Aircraft for the Regular Investigation of the atmosphere Based on an Instrument Container). Não é a primeira vez que um avião da Lufthansa possui esse sistema de medição. Anteriormente, a companhia aérea o instalou o CARIBIC em outro jato Airbus: o A340-600.

Para Annette Mann , Chefe de Responsabilidade Corporativa do Grupo Lufthansa, converter o A350 em um laboratório de pesquisa climática é um motivo de orgulho, pois faz com que a companhia contribua para a melhoria futura da emissão de gases na atmosfera.

“A conversão de nosso A350-900 ‘D-AIXJ’ em uma aeronave de pesquisa climática é algo muito especial para nós. Ficamos imediatamente entusiasmados com o plano de continuar o CARIBIC em nosso tipo de aeronave mais eficiente em termos de combustível. Podemos continuar a apoiar a pesquisa climática e atmosférica em sua importante tarefa em rotas de longo curso. Estamos ajudando a garantir que parâmetros climáticos particularmente importantes sejam coletados apenas na altitude onde os efeitos do efeito estufa atmosférico são amplamente gerados”.


O que o A350 irá coletar?

As modificações permitirão que a aeronave colete cerca de 100 gases diferentes, aerossóis e parâmetros de nuvem na região da tropopausa (a uma altitude de 9 a 12 quilômetros). Esses conjuntos de dados serão muito mais precisos do que aqueles coletados por estações de observação terrestre e de satélite, pois o avião estará bem no espaço de coleta, em vez de observá-lo de longe.

De acordo com a Lufthansa, os dados que estão sendo coletados pelo D-AIXJ serão usados ​​para avaliar o desempenho dos modelos atmosféricos e climáticos atuais. Isso, por sua vez, permitirá que as agências científicas refinem seus modelos no futuro.


Sobre o A350 escolhido

A aeronave selecionada para a modificação (o D-AIXJ) tem cerca de três anos, sido entregue em 30 de maio de 2018. A aeronave partiu para o centro de tecnologia da Lufthansa em Malta para as obras de modificação no dia 11 de março. Em seguida, voltou a Munique no dia 30 de março. Desde então, ela voltou ao serviço comercial.

A modificação do avião em Malta é apenas uma das três etapas para transformar o veículo em um valioso instrumento científico. Assim que todo o trabalho da aeronave estiver concluído, o avião deve começar a coletar dados até o final do ano. O Erfurt deverá decolar de Munique no final de 2021 para seu primeiro voo a serviço da pesquisa climática.

Os parâmetros relevantes para o clima podem ser registrados nesta altitude com muito maior precisão e resolução temporal a bordo da aeronave do que com sistemas baseados em satélite ou baseados em solo.


A Lufthansa pode usar esses dados coletados para avaliar o desempenho dos modelos atmosféricos e climáticos atuais e, portanto, uma espécie de previsão para o clima futuro da Terra. O Grupo contribui com a pesquisa climática desde 1994 e, desde então, equipou várias aeronaves com instrumentos especiais. No entanto, é a primeira vez na história que uma aeronave Airbus A350-900 é modificada para se tornar um laboratório de pesquisa climática.

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Ganhe até R$100 de cashback após primeira compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.