A maioria dos passageiros apoiam o uso de máscaras em voos, durante o atual período de pandemia. Em pesquisa feita pela IATA, foi destacado que grande parte dos viajantes está confiante sobre a segurança das viagens aéreas, incluindo o uso de máscara a bordo e demais medidas adotadas durante o período de COVID-19.
Willie Walsh, diretor geral da IATA, disse que os passageiros estão sim apoiando o uso de máscara a bordo, mas que não querem que as medidas se tornem permanentes. “Os viajantes reconhecem e valorizam as medidas de segurança implementadas para minimizar o risco de transmissão da COVID-19 durante as viagens aéreas. Eles apoiam a manutenção dessas medidas enquanto for necessário, mas também não querem que as medidas se tornem permanentes”.
Dados da pesquisa da IATA mostram que 83% dos passageiros apoiam fortemente o uso de máscara a bordo e a aplicação rigorosa das regras sobre o uso da máscara (86%), mas a maioria também acredita que a exigência da máscara deve ser revogada assim que possível.
Mais detalhes da pesquisa
A pesquisa foi feita com 4.700 viajantes em 11 mercados ao redor do mundo e mostrou o seguinte:
- 85% deles acreditam que as aeronaves são totalmente higienizadas e desinfetadas;
- 65% concordam que o ar da aeronave é tão limpo quanto de uma sala de cirurgia.
Entre os que viajaram desde junho de 2020, 86% se sentiram seguros a bordo devido às medidas da COVID-19:
- 89% acreditam que as medidas de proteção estão bem implementadas;
- 90% acreditam que os funcionários da companhia aérea fazem um bom trabalho no cumprimento das medidas.
Por outro lado, os entrevistados admitem que têm dificuldades com as regras e requisitos relacionados à COVID e que isso afeta sua vontade de viajar:
- 70% deles acham que as regras e a documentação exigida são difíceis de entender;
- 67% acham a realização do teste um transtorno;
- 89% concordam que os governos devem padronizar os comprovantes de vacina/teste.
Sobre passaporte digital de saúde
Quase nove entre dez entrevistados gostam da ideia de usar um aplicativo móvel para armazenar suas credenciais de saúde durante as viagens e 87% apoiam o uso de um sistema digital seguro para gerenciar as credenciais de saúde. Porém, 75% dizem que só usarão um aplicativo se tiverem controle total sobre os dados da vacina/teste.
Sobre isso, Walsh lembrou do IATA Travel Pass, um aplicativo para celular onde o passageiro poderá armazenar todas as suas informações de saúde. No entanto, o executivo lembrou que está na hora dos governos se unirem e padronizarem esse passaporte digital de saúde para que o passageiro não encontre dificuldades em se comunicar com o órgão de saúde ao chegar em um país.
Qual sua opinião sobre a segurança de voar atualmente?