fbpx

Malaysia Arilines anuncia a aposentadoria da sua frota de A380

Notícias

Por Equipe

A Malaysia Airlines é mais uma companhia que vai aposentar sua frota de Airbus A380. O anúncio foi feito no começo dessa semana, em uma coletiva de imprensa.

Malaysia Airlines A380

Aposentar o modelo não é nenhuma novidade para a empresa, que já pensou em vendê-lo ainda no ano de 2016. Fato é que, com a diminuição de rotas internacionais por parte da Malaysia, o jato de dois andares acabou ficando sem tanto serviço assim e, por vezes, podia ser encontrado estacionado no Aeroporto de Kuala Lumpur.

A companhia utilizava o A380 em algumas rotas específicas, incluindo voos para o Japão e voos especiais para a Arábia Saudita – durante a peregrinação dos muçulmanos à cidade de Meca, em movimento conhecido como Hajj. Para cortar os gastos e evitar maiores prejuízos, a empresa optou por não prolongar mais a aeronave em sua frota.

A aposentadoria oficial está planejada para acontecer nos próximos meses. Atualmente, a Malysia Airlines possui seis A380, com o primeiro sido entregue em 2012. Ou seja, apesar da aposentadoria, as aeronaves são consideravelmente novas.

Primeiro A380 entregue à Malaysia Airlines. Divulgação: Airbus

Izham Ismail, CEO da Malaysia Airlines, disse que o plano é vender as aeronaves do modelo, porque ele não se encaixa no plano futuro da companhia. “Estamos cientes dos desafios para vender este avião, mas ainda estamos procurando maneiras e meios para descartar nossa frota de A380. No momento, a administração está convencida de que o A380 não se encaixa no plano futuro”.

Para o futuro, a Malaysia Airlines pretende trabalhar com uma frota de 85 aeronaves, mesclada entre Boeing e Airbus, até 2025. Por conta disso, a companhia retomou contato com a fabricante americana para retomar as entregas dos 737 MAX a partir de 2024.


A aposentadoria dos jatos quadrimotores de dois andares é algo recorrente nos últimos meses. Seja por conta da pandemia ou pela proposta de uma aviação mais consciente e menos prejudicial ao meio ambiente, fato é que será cada vez mais raro ver modelos como o Boeing 747 ou o Airbus A380 operando voos.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.