De acordo com a ANAC, as principais companhias aéreas nacionais (Azul, GOL e LATAM), fizeram a previsão de atender 44 cidades brasileiras neste mês de maio. Além das capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, outras 17 cidades do país estão sendo atendidas. Com isso, as operações essenciais previstas até o final de maio somam cerca de 1.254 voos semanais.
Apesar disso, essa malha essencial ainda é aproximadamente 90% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período, mas garante que o país continue sendo integrado e permitindo o deslocamento de materiais, profissionais de saúde e das pessoas que ainda precisam viajar.
Com a redução drástica de voos nos últimos meses, em decorrência da pandemia do coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. A malha emergencial de abril foi 91,61% menor do que a prevista pelas empresas para o período. Considerando a programação de Azul, GOL e LATAM, a queda foi de 56,06% das localidades atendidas, passando de 106 para 46 no mês de abril. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241.
Frequência de voos e aeroportos
Juntas as empresas aéreas operarão cerca de 1.254 voos domésticos semanais, sendo 611 voos da Azul, 366 voos da LATAM e 277 voos da GOL. Abaixo as localidades atendidas e a distribuição dos voos por empresa aérea. Essa planilha está sujeita a atualizações e pode ser acessada clicando aqui.
Os dados foram baseados no registro feito pelas empresas aéreas no sistema SIROS da ANAC, com consulta em 30/04/20. As empresas podem fazer alterações na previsão dos voos informados a qualquer tempo.
Como consultar os voos que estão sendo operados pelas companhias
As companhias disponibilizam páginas específicas em seus sites que são atualizadas com os voos domésticos que estão sendo e serão operados.
- Azul – clique aqui
- GOL – clique aqui
- LATAM – clique aqui
Alguém voou recentemente ou está com planos de viajar? Como tem sido a experiência nos aeroportos e a bordo das aeronaves?