A MasterCard torna-se pioneira no uso de “selfies” e impressões digitais para pagamentos de transações online por meio do lançamento de um programa de testes na Europa e nos EUA, conforme anunciado nos últimos dias.
- Iniciado em agosto nos Países Baixos, os portadores de cartões International Card Services (ICS) B.V. e ABN AMRO testarão a tecnologia até o final de novembro
- Ainda em setembro, também será iniciado um teste com os funcionários da First Tech Federal Credit Union nos Estados Unidos
O uso de autenticação biométrica – ou seja, o uso de atributos pessoais, tais como características faciais e impressões digitais – para verificar a identidade de um portador de cartões ajudam a cumprir o compromisso da empresa para a realização de pagamentos não só de uma forma mais fácil e rápida, mas também mais segura e protegida.
Tal tecnologia pode substituir a necessidade de lembrar e digitar senhas para completar operações nas compras online, Em vez disso, consumidores podem perfeitamente ter ao opção de piscar para a câmera de seus smartphones ou então utilizar suas impressões digitais para autenticar transações.
“Senhas são um empecilho”, afirma Ajay Bhalla, presidente da divisão de Safety and Security da MasterCard. “Elas são extremamente fáceis de esquecer, desperdiçam nosso tempo e não são realmente seguras. A biometria está transformando as transações online tão seguras e simples quanto compras presenciais”.