fbpx

MEDIF e FREMEC: como obter descontos para acompanhantes de passageiros com deficiência

Notícias Tutoriais

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Viajantes que acompanham passageiros com deficiência podem obter até 100% de desconto em suas passagens aéreas. Nesse post o Felipe do @rodasvoadoras vai explicar o passo a passo para conseguir o desconto e explicar tudo que você precisa saber sobre o MEDIF e FREMEC, documentos obrigatórios para fazer a solicitação.


Pessoal, tudo tranquilo? Espero que sim 😊

Quem ainda não me conhece, sou o Luis Felipe, colunista do site!

Muitas pessoas nem sabem do que se trata ou muito menos o que precisa ser feito para conseguir o MEDIF ou o cartão FREMEC. Nós do PP vamos explicar o que são essas sopas de letrinhas, quem tem direito e como obter este desconto.


O que é o MEDIF?

O MEDIF (Medical Information Form) nada mais é que um documento atestando que o PNAE (Passageiro com Necessidade de Atendimento Especial) está apto para viajar de avião.

Como solicitar o MEDIF:

Pra começar, você precisa de um laudo médico atestando e explicando a deficiência, com CID e data. É preciso também que o mesmo médico preencha o documento, na área de “informações médicas”, coloque o carimbo e assine. É importante que a data do documento e do laudo sejam a mesma. A outra parte do documento deve ser preenchido pelo próprio PNAE (passageiro).


O que é o FREMEC?

Já o FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) é um documento para facilitar a vida de passageiros frequentes com condições médicas especiais.

Como obter o FREMEC:

Após a avaliação da área médica da empresa aérea, o cartão FREMEC será disponibilizado para o passageiro com validade de 1 ano e costuma ser aceito pelas cias aéreas associadas ao IATA. Com ele, não será mais necessário realizar toda a burocracia que o MEDIF exige, bastando apenas apresentar o FREMEC no momento do embarque, garantindo agilidade e privacidade ao passageiro.


Qual a diferença entre o MEDIF e o FREMEC?

A grande diferença entre os dois formulários é que o MEDIF precisa ser preenchido tanto pelo PNAE como pelo médico e solicitado a cada viagem. Já o FREMEC tem validade de 1 ano e pode ser usado por PNAE’s que viajam com maior frequência e que também possuam um quadro clínico estável, podendo ser preenchido por qualquer pessoa, mas ainda assim necessitando a assinatura do médico.


Quem tem direito ao desconto de acompanhante de passageiros com deficiência?

Para ter acesso ao desconto de acompanhante de passageiros é necessário que ele se enquadre em um ou mais dos casos abaixo;

  • quando viajar em maca ou incubadora;
  • quando houver impedimento de natureza mental ou intelectual que impeça o entendimento das instruções de segurança de voo;
  • quando não puder atender às suas necessidades fisiológicas e de alimentação sem assistência.

IMPORTANTE!

Neste caso, a empresa aérea deve prover acompanhante, sem cobrança adicional, ou exigir a presença do acompanhante de escolha do passageiro e cobrar pelo assento do acompanhante até 20% do valor do bilhete aéreo adquirido pelo passageiro. O acompanhante deve viajar na mesma classe e em assento adjacente ao do passageiro, deve ser maior de 18 (dezoito) anos e possuir condições de prestar auxílio nas assistências necessárias.


Como obter os descontos na passagem do acompanhante de passageiros com deficiência?

O desconto é aplicado após a análise do departamento médico da cia aérea. Se a necessidade de acompanhamento for confirmada, o desconto de no mínimo 80% será concedido tendo como base a tarifa paga pelo passageiro com necessidades especiais, sendo que as taxas de embarque são cobradas normalmente.

Cada companhia aérea tem as suas regras e um procedimento próprio, mas normalmente seguem o mesmo passo a passo, neste exemplo vou mostrar o procedimento do MEDIF da LATAM.

Veja como proceder:

  1. Compre o bilhete do passageiro com necessidades especiais e faça a reserva do acompanhante junto à passagem principal em uma loja LATAM nos aeroportos ou na Central de Atendimento. No site você pode comprar a passagem, mas sem efetuar a reserva do acompanhante.
  2. Solicite ao médico responsável pelo passageiro com necessidades especiais que forneça uma declaração médica ou preencha, assine e carimbe o formulário MEDIF
  3. A declaração médica ou o formulário MEDIF precisa ser enviado até 48 horas antes da saída do voo pelo e-mail medif@latam.com indicando “Desconto para acompanhante” e o nome do passageiro no campo “Assunto”.
  4. O pedido é analisado pela equipe médica da empresa.
  5. Você receberá a resposta por e-mail após a conclusão da análise. Se o desconto for autorizado, a entrará em contato para orientar sobre as demais emissões. É importante que o acompanhante adquira a passagem com desconto somente após a confirmação da autorização.
  6. No dia do voo, é importante que passageiro e acompanhante cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de uma hora antes do voo, para viagens domésticas, e duas horas antes, para trechos internacionais.
  7. O documento MEDIF deverá ser apresentado no balcão de atendimento junto aos demais documentos necessários para a viagem.

IMPORTANTE

  • Por motivos de segurança e de saúde, o embarque pode ser negado.
  • Se o passageiro desistir da viagem devido à negativa do desconto do acompanhante, o reembolso será concedido de forma integral.

Outras companhias

Abaixo, estou disponibilizando os links das principais cias aéreas nacionais e algumas internacionais para preencher o MEDIF ou solicitar o desconto de acompanhante:

CIAS NACIONAIS

COMO SOLICITAR O MEDIF NA AVIANCA BRASIL
COMO SOLICITAR O MEDIF NA AZUL
COMO SOLICITAR O MEDIF NA GOL
COMO SOLICITAR O MEDIF NA LATAM

CIAS INTERNACIONAIS

COMO SOLICITAR O MEDIF NA AEROLINEAS ARGENTINAS
COMO SOLICITAR O MEDIF NA AIR EUROPA
COMO SOLICITAR O MEDIF NA AIR FRANCE
COMO SOLICITAR O MEDIF NA AMERICAN AIRLINES
COMO SOLICITAR O MEDIF NA AVIANCA
COMO SOLICITAR O MEDIF NA BOLIVIANA DE AVIACIÓN
COMO SOLICITAR O MEDIF NA BRITISH AIRWAYS
COMO SOLICITAR O MEDIF NA COPA AIRLINES
COMO SOLICITAR O MEDIF NA DELTA AIRLINES
COMO SOLICITAR O MEDIF NA EMIRATES
COMO SOLICITAR O MEDIF NA ETHIOPIAN
COMO SOLICITAR O MEDIF NA IBERIA
COMO SOLICITAR O MEDIF NA KLM
COMO SOLICITAR O MEDIF NA LUFTHANSA
COMO SOLICITAR O MEDIF NA QATAR AIRWAYS
COMO SOLICITAR O MEDIF NA ROYAL AIR MAROC
COMO SOLICITAR O MEDIF NA SOUTH AFRICAN
COMO SOLICITAR O MEDIF NA SWISS
COMO SOLICITAR O MEDIF NA TAAG
COMO SOLICITAR O MEDIF NA TAP
COMO SOLICITAR O MEDIF NA TURKISH
COMO SOLICITAR O MEDIF NA UNITED AIRLINES


Comunicado da ANAC

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) entrou em contato conosco informando sobre ações que estão sendo feitas que visam facilitar o processo:

“No final do ano passado a ANAC e antigo Ministério dos Direitos Humanos trabalharam para a padronização de documentos médicos necessários à comprovação de alguma condição médica especial para fins de transporte aéreo. A ideia é permitir, em um futuro próximo, que o passageiro que tenha uma condição de deficiência ou médica estável possa comprar sua passagem com um cartão com número de identificação, o qual contenha toda a descrição de sua condição, para evitar que ele sempre tenha que apresentar um laudo médico. A ANAC pretende que esse cartão seja aceito por todas as empresas aéreas brasileiras.”


Gostaria de informar que na maioria da companhias aéreas internacionais a facilidade de adquirir o desconto é enorme, sendo que em algumas delas, basta enviar por email um atestado médico e o desconto é disponibilizado. Já utilizei MEDIF com AA e United, mas isto fica para um próximo post.

Já aqui no Brasil, a burocracia é bem mais complexa, tanto que se o médico esquecer de colocar o CID (código internacional de doença) no laudo, provavelmente a companhia aérea vai retornar solicitando esta informação e o PNAE terá que retornar ao médico para solicitar um novo atestado e consequentemente fazer todo o processo novamente, visto que as datas do MEDIF e laudo precisam ser as mesmas. É por essas e outras que muitos desistem e acabam pagando para não se incomodar.

Eu nunca desisti, é um direito que eu tenho e eu faço questão de usá-lo até porque eu realmente não tenho como viajar sozinho e aproveito e ainda ganho uns pontos com a “patroa” que acaba viajando na faixa 😊

E você aí, já solicitou o MEDIF? Já passou algum perrengue? Em qual companhia aérea? Gostou do procedimento? Deixe aí nos comentários a sua experiência!

Luis Felipe! (@rodasvoadoras)

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.