Boa notícia aos viajantes! A Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que vai até o Aeroporto de Congonhas, iniciará os testes com o primeiro trem em janeiro de 2025. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas durante vistoria técnica realizada no Pátio Água Espraiada na última terça-feira (1). Saiba mais na matéria!
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou:
“Estamos acompanhando o empreendimento e ele está de acordo com o cronograma projetado. A obra civil está avançando, e os trabalhos nos terminais também estão bem mobilizados. Nos próximos meses, as pessoas começarão a notar uma grande diferença, pois muitos equipamentos estão chegando para instalação”.
Trem pronto para testes
Os viajantes podem ser animar: em janeiro de 2025, o Metrô vai começar os testes do primeiro dos 14 trens encomendados pelo governo de São Paulo para a aguardada Linha 17-Ouro. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas, durante uma vistoria técnica realizada no Pátio Água Espraiada na última terça-feira (1).
No espaço, localizado na zona sul da capital, está a composição que vai finalmente conectar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo.
A etapa de montagem já foi concluída e, agora, o Metrô começa uma fase de testes para garantir o funcionamento da composição para a linha, que deve iniciar sua operação a partir de 2026.
Essa etapa é parte do processo necessário para garantir o certificado de segurança para o funcionamento da composição.
Como serão feitos os testes
Primeiramente, serão feitos testes estáticos, necessários para a checagem de todos os sistemas do trem, e verificando também a conformidade do equipamento com todos os requisitos do projeto.
Após essa etapa concluída, vão ser realizados testes dinâmicos nas vias do Pátio Água Espraiada, que consistem em verificar o trem em movimento para avaliar a sua circulação em diferentes velocidades e condições.
Fora do pátio, os testes na via estão previstos para janeiro de 2025. Durante esta etapa, serão verificados a funcionalidade e desempenho de alguns equipamentos, como as conexões entre os carros, os sistemas elétricos e os sistemas críticos de segurança, por exemplo.
Outros elementos como a circulação do trem em baixa velocidade e as funções de engates nas duas extremidades dos carros, incluindo acoplamento e desacoplamento de outro trem, também vão ser verificados.
Primeiro trem da linha
Em setembro desse ano chegou ao Pátio Água Espraiada o primeiro trem da Linha 17-Ouro, vindo da China, onde foi fabricado. Foram 40 dias navegando desde o porto de Zhangjiagang, em Xangai, para o Porto de Santos.
A segunda composição deve chegar ao Brasil ainda em 2024, e os outros 12 ao longo de 2025. Todos os trens da frota foram adquiridos juntamente com a BYD Skyrail, sendo produzidos exclusivamente para a nova linha de monotrilho.
Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros, sendo que os de extremidade contam com 21 assentos cada, enquanto os intermediários possuem 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente.
A Linha 17-Ouro está prevista para começar a operar em 2026, sendo o segundo monotrilho da cidade de São Paulo, contando com 6,7 km de extensão operacional, além de capacidade para transportar 90 mil passageiros todos os dias.
A nova linha vai conectar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, além de ter integração também com a Linha 5-Lilás.
Ao todo, serão 8 novas estações: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.
Comentário
A nova Linha 17-Ouro está cada dia mais perto de ser inaugurada, sendo uma ótima notícia não só para os moradores que vão utilizar o transporte, mas também para diversos viajantes que utilizam o Aeroporto de Congonhas como terminal, e precisam de praticidade para se deslocar.
Recentemente, o aeroporto recebeu novas lojas para compras e alimentação, para atender melhor aos passageiros.
O que achou da novidade? Para saber mais, entre no site de notícias do governo.