Data definida! Em 2023, Brasil e México assinaram um acordo bilateral informando que deixaria de exigir vistos físicos para os viajantes de ambas as nações. Dessa forma, será necessário apenas o visto eletrônico – que poderá ser feito online, sem a necessidade de ir a um consulado e será exigido a partir de 9 de maio.
O anúncio foi feito nas redes sociais de Mara Lezama, governadora do Estado de Quintana Roo, disse:
“Amigos, trazemos uma notícia muito boa para vocês, principalmente para nossos amigos do Brasil. Quero avisar que o visto eletrônico para visitar o México será implementado após meses de conversas nas quais tivemos a oportunidade de apresentar ao Itamaraty a importância de facilitar o processo de visto para cidadãos brasileiros”
Há um certo tempo, o visto eletrônico já chegou a ser adotado pelos dois países, mas durou pouco tempo. Contudo, em agosto de 2022, apenas nove meses de funcionamento, o México voltou a exigir do Brasil a autorização física para a entrada em seu país.
Formulário do visto eletrônico
O Consulado do México no Brasil não informou especificamente sobre as novidades do novo formulário para o visto eletrônico. Contudo, é possível consultá-lo e preenchê-lo.
Vale lembrar que após o preenchimento – que pode ser manual ou no computador – será necessário ainda ir ao Consulado do México, com o documento impresso, foto 3×4 colada e portando todos os documentos originais solicitados. Também é necessário pagar uma taxa de U$$ 48 (cerca de R$ 253).

Primeira página do Formulário de Solicitação de Visto
Comentário
Apesar do anúncio, essa data pode ser alterada a qualquer momento, já que não foi divulgada oficialmente pelos sites oficiais do governo. Hoje em dia, para conseguir permissão de entrada ao México, sem a necessidade de visto físico a pessoa deve ter um visto válido e vigente ou então residência permanente em países como Canadá, Estados Unidos, nações que integram o Espaço Schengen, Japão ou Reino Unido. Portanto, se você já tem um visto válido para entrar nos EUA, não precisa de se preocupar!
Com a notícia, o México se torna o segundo país a liberar o turista brasileiro da obrigatoriedade de visto físico, o que já é um avanço. O primeiro foi o Japão, que em março de 2023 anunciou o fim do visto físico para o viajante do Brasil.
Para realizar a emissão do seu visto eletrônico, clique aqui.