fbpx

México pode voltar a exigir visto para brasileiros devido à imigração ilegal para os EUA

Notícias

Por Dymitri Leão

Má notícia para quem está planejando uma viagem para o México no futuro próximo! Devido ao aumento do número de brasileiros tentando imigrar ilegalmente para os Estados Unidos através da sua fronteira terrestre com o México, o Governo mexicano anunciou ontem (14) que pode voltar a exigir visto para brasileiros que desejam ingressar no país como turistas. Se essa medida entrar de fato em vigor nos próximos dias, certamente muitos brasileiros serão negativamente afetados.

visto mexico

O turismo de brasileiros no México sempre foi muito forte e segue “a todo vapor”. Contudo, caso a medida informada entre em vigor, alguns turistas brasileiros poderão enfrentar problemas na emissão do visto para o México e talvez não consigam emiti-lo em tempo hábil para as suas viagens.


Documento publicado pelo Governo do México

Conforme você pode ler na íntegra aqui (documento em espanhol), foi publicado ontem (14) um projeto que tem por objetivo impor temporariamente a exigência de um visto para brasileiros que pretendam entrar como turistas no México, sem permissão de exercerem atividades remuneradas. Caso seja aprovada, a medida entrará em vigor 15 dias corridos após a sua publicação no Diário Oficial do Governo do México.

Desde o dia 07 de fevereiro de 2004, vigora um acordo para suprimir a necessidade de visto para brasileiros que desejem visitar o México como turistas. Contudo, o referido documento publicado ontem (14) aponta o seguinte:

Decorrente do aumento substancial de brasileiros que utilizam a medida de supressão do visto de visitante sem autorização para o exercício de atividade remunerada, para atividade diversa da prevista para aquela condição de estada prevista na Lei de Migração, como a realização atividades não autorizadas ou trânsito para um terceiro país, o Estado mexicano tomou a decisão de suspender temporariamente o Acordo assinado entre o México e o Brasil para a supressão de vistos em passaportes ordinários, em conformidade com o disposto no artigo X do referido documento que estabelece a possibilidade de que as Partes suspendam, total ou parcialmente, a sua validade por razões de ordem pública.“.

Os destaques feitos no texto acima tem por objetivo enfatizar que de fato há previsão legal para que a medida seja tomada, e que se ela entrar em vigor, terá sido por causa do aumento de fluxo migratório de brasileiros com intenções diversas ao turismo legal, infelizmente.

De acordo com a imagem abaixo, retirada de um site oficial do Governo Mexicano, o projeto proposto pelo secretário de governo Adán Augusto López Hernández ainda não entrou em vigor, encontrando-se sob análise da COFEMER – Comisión Federal de Mejora Regulatoria (Comissão Federal de Melhoria Regulatória) . Conforme comentamos mais acima neste post, caso entre em vigor, a exigência de visto do México para brasileiros entrará em vigor 15 dias corridos após a sua publicação no Diário Oficial do Governo do México.

visto méxico


Comentário

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em matéria intitulada “Alerta para viajantes brasileiros no México” e cuja última atualização foi feita em 27/09/2021, era expresso o óbvio: “O ingresso informal em território dos EUA, a partir do México, é uma prática delituosa nos dois países e extremamente perigosa. A travessia representa sério risco de vida para os envolvidos!”. Ainda assim, infelizmente casos como o da brasileira Lenilda Oliveira dos Santos seguem se repetindo.

Segundo a Folha de São Paulo, “Pelas regras mexicanas, há uma série de exceções para não afetar o fluxo de turistas e de negócios. Estarão isentos do visto, por exemplo, viajantes que tenham permissão de residência ou visto dos seguintes países: Canadá, EUA, Japão, Reino Unido e nações europeias que compõem o espaço Schengen.”. Como isso não está expressamente citado no documento oficial do projeto publicado ontem (14), o qual você pode ler na íntegra aqui (documento em espanhol), teremos que aguardar a entrada ou não da medida em vigor, para podermos averiguar com segurança se haverá facilidades e/ou isenções na emissão do visto do México para brasileiros visitando o país a turismo.

Logo agora que a Aeroméxico lançou um voo direto entre São Paulo e Cancún, a exigência de visto do México para brasileiros, mesmo que de forma temporária, certamente irá impactar negativamente o fluxo de turistas brasileiros em território mexicano.

Você tem alguma viagem planejada para o México nos próximos dias? Se sim, fique atento para não ser pego de surpresa com uma exigência de visto do México em cima da hora! Avisaremos aqui no Passageiro de Primeira se a medida entrar em vigor!

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
75% de desconto no seu Seguro Viagem!
Viagem com Desconto
Viagem com Desconto
20% de desconto em passagens, hotéis, carros e pacotes!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.