fbpx

Milhões de ovos, a páscoa judaica e uma cia aérea: entenda essa história

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Nos próximos dias será comemorada a Páscoa judaica, conhecida como Pessach. Uma das tradições dessa data é o consumo de ovos em algumas receitas típicas e na Keará. Uma vez que a alta demanda nos últimos dias deixou as prateleiras dos supermercados de Israel vazias, a companhia aérea El Al transportou mais de 4.5 milhões de ovos para o país. O carregamento veio de outros países europeus.

Autoridades disseram que a escassez de ovos no mercado não foi causada por problemas de suprimento, mas pelo pânico em meio às restrições impostas devido ao surto de coronavírus no país que limitou os israelenses a fazer compras perto de casa e aos rumores de limitações ainda mais rigorosas.

Os ovos são um ingrediente básico durante a Páscoa e as famílias costumam estocar dezenas deles durante o feriado. A versão cozida também desempenha um papel tradicional na refeição festiva.

mesa de pessach

Mesa de jantar tradicional da Páscoa Judaica. Foto Wikikipedia

Ovos Importados

Dada a necessidade de ovos extras, na última sexta-feira, o ministro da Agricultura, Tzachi Hanegbi, ordenou um aumento nas importações da Espanha, Portugal, Itália e Ucrânia para reabastecer o suprimento em Israel.

Três aviões carregados de ovos pousaram em Israel na terça-feira (07) a bordo de aeronaves da El Al , transportando um total de 2,64 milhões de ovos de Portugal.

Os suprimentos extras seguem a chegada de cerca de 4,62 milhões de ovos importados de quatro países europeus no domingo. Até o final de abril, espera-se que 32,67 milhões de ovos importados sejam distribuídos às lojas israelenses, segundo dados coletados pelo Ministério da Agricultura.

Na semana passada, o Gabinete do Primeiro Ministro disse que o governo subsidiaria a importação de milhões de ovos para garantir que não haja escassez durante a Páscoa. A demanda geralmente aumenta 20% antes do feriado de sete dias. O Ministério da Agricultura também anunciou que aumentará sua cota de importações isentas de impostos para mais 100 milhões de ovos.


Alguns ovos voaram com estilo

Os jatos 787 Dreamliner envolvidos são operados pela transportadora nacional El Al e, para aproveitar ao máximo o espaço disponível, caixas de ovos foram amarradas aos assentos, inclusive na classe executiva. Paletes de ovos também foram carregados nos compartimentos de carga dos aviões.

O vídeo abaixo mostra o carregamento de milhões de ovos antes de embarcarem para Israel:

EL AL: Cerca de 3 milhões de ovos a caminho de Israel, em vôos que pousarão durante o dia amanhã e no final desta semana. São 2 vôos de Lisboa (Portugal) e 3 vôos de Kiev, na Ucrânia, cada um com 45 toneladas de ovos.

Além do transporte aéreo, 100 contêineres com mais de 30 milhões de ovos estão a caminho do país por via marítima e devem chegar até o final do mês.

Obrigado Daniel K pela sugestão de reportagem!


Feliz Pessach

Eu aproveito para desejar um Feliz Pessach para todos leitores de origem judaica. Amanhã farei o seder com minha família virtualmente: será histórico e divertidíssimo!

Abraços,

@Ale_Zylberstajn

 

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.